LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Black Friday 2020: tentativas de phishing crescem na América Latina, alerta Kaspersky

24 de novembro de 2020 0

Em época de Black Friday, uma das maiores preocupações dos consumidores deve ser as fraudes e os golpes que os cibercriminosos tentam aplicar. E parece que a edição do evento deste ano não foi diferente. De acordo com a Kaspersky, as tentativas de phishing cresceram na América Latina nas últimas semanas.

No período entre 29 de outubro e 18 de novembro, a companhia detectou 196 ataques de phishing por minuto na região. A tática é aplicada principalmente com o objetivo de roubar credenciais – logins e senhas – e clonar os cartões de crédito das vítimas.

Imagem: Divulgação / Kaspersky

Como explica o analista sênior do time de investigação e análise da Kaspersky, Fabio Assolini, foram bloqueadas 5.936.074 tentativas de acesso a sites maliciosos na América Latina entre esses dias. Na comparação com 2019, dentro da mesma época, o número foi de 5.464.524. Ou seja, houve um aumento de 9% de um ano ao outro.

Os motivos para isso incluem os impactos da pandemia do novo coronavírus no varejo, os quais obrigaram que muitas lojas expandissem as ofertas ao longo de todo o mês de novembro.

“A Black Friday é uma data muito especial. Já é tradição em muitos países latinos e não surpreende ver um crescimento nos ataques. Mas é curioso ver que existe uma tendência de leve queda nas atividades maliciosas e isso indica que os cibercriminosos não estão focando nessa fraude neste ano. Revisando as detecções por país na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru, verificamos um grande crescimento das atividades na Argentina (25%), porém, nos demais países, houve queda (-%40/BR, -22%/Chi, -52%/Col, -37%/Mex e -43%/Per). Acredito que este contexto esteja ligado aos impactos da pandemia nos países e em como o cibercrime reagiu frente a este cenário, priorizando os ataques contra empresas ou focando a fraude nos beneficiários dos auxílios emergenciais devido à pandemia.”


Fabio Assolini

Analista sênior do time de investigação e análise da Kaspersky

Como se manter seguro?

Para conseguir obter uma experiência de compra segura nesta época de Black Friday, o especialista da Kaspersky recomenda verificar o endereço URL antes de clicar no link – pois ele muitas vezes poderá ser diferente do que está visível –, fazer compras apenas em lojas oficiais, contar com uma solução de segurança com tecnologias antiphishing e usar senhas únicas e fortes para cada site ou serviço.

O TudoCelular também possui uma ferramenta que mostra os melhores preços de celulares, todos vindos de lojas confiáveis, para ajudar que você pague o menor preço sem cair em fraudes.

E aí, você tem se preocupado com possíveis ameaças de cibercriminosos neste período de Black Friday? Participe conosco!


0

Comentários

Black Friday 2020: tentativas de phishing crescem na América Latina, alerta Kaspersky
Android

Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

Android

Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020

Android

O melhor celular para comprar de presente no Natal 2020

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas