LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Black Friday 2020: golpe oferece cafeteira e vale-presente para roubar dados, diz Kaspersky

27 de novembro de 2020 0

Um dos motivos que demandam grande atenção dos consumidores nesta época de Black Friday 2020 é para não cair em golpes na hora de fazer a compra. E um dos golpes tem buscado fazer mais vítimas e roubar seus dados.

De acordo com a Kaspersky, uma fraude circula pelas redes sociais, com ofertas falsas de brindes ou vales-compra gratuitos. A mensagem disparada oferece cafeteria de uma marca famosa sem custo e sem sorteio. Para ter direito, o usuário precisaria acessar um link e responder a um questionário. Ela afirma que “respondeu, ganhou!”.

Imagem: Divulgação / Kaspersky

Quando começa a responder as perguntas, o internauta é encaminhado para outra página, a qual fala de um “vale-presente” no valor de R$ 2 mil. Para se qualificar, seria necessário fazer uma inscrição com dados pessoais, como nome, e-mail, data de nascimento e telefone.

Por último, a campanha de phishing – a qual usa “isca” para atrair as vítimas ao golpe – exige que a pessoa selecione um termo que permite o compartilhamento dos dados com “patrocinadores” e divulgados pelo organizador.

“Não é possível mensurar quantas pessoas já caíram, mas imagino que sejam muitas, pois a mensagem está circulando massivamente, e coloca condições muito simples para o consumidor: pede dados que ele normalmente não se importa em compartilhar e, mesmo aqueles que desconfiam, podem acabar 'pagando para ver', uma vez que imaginam que não têm nada a perder com isso.”


Fabio Assolini

Analista de segurança sênior da Kaspersky no Brasil

Como detectar o golpe?

Neste caso específico de golpe, a Kaspersky alerta que alguns sinais conseguem evidenciar a fraude, para o consumidor prestar atenção e não cair na armadilha. Uma delas é a URL encontrada, hospedada em domínio estrangeiro.

Outro indicador de golpe é o pedido de compartilhamento da mensagem com os contatos nas redes sociais. Essa se trata de uma solicitação comum dos cibercriminosos, para ajudar a disseminar a outras pessoas, vinda de uma “fonte confiável”, que é o próprio amigo.

“Já começa com a URL encontrada, que é um domínio hospedado em site estrangeiro. Isso é feito pelos criminosos para dificultar sua remoção, devido às diferenças na língua e no fuso horário. Outro indício é o fato de, logo no início do questionário, os organizadores pedirem que o participante compartilhe a oferta com os amigos nas redes sociais. Isso permite que não apenas a mensagem seja disseminada, como aqueles que recebam tenham mais confiança, pois irão receber de um contato próximo, um amigo ou um familiar.”

Entre os prejuízos acarretados em uma situação do tipo, estão cadastramento do número de celular em serviços premium de telefonia – o que gera cobranças indevidas –, comercialização por empresas de marketing ou até clonagem do WhatsApp.

Como comprar com segurança?

A Kaspersky deu dicas de como aproveitar esta Black Friday com segurança. Entre elas, estão a verificação do endereço URL antes de clicar no link, fazer compras sempre nas lojas oficiais, contar com uma solução de segurança com tecnologias antiphishing e usar senhas únicas para cada site ou serviço.

Além disso, você pode adquirir seus produtos de interesse a partir de lojas confiáveis pelas ferramentas do TudoCelular especiais para este período de promoções. Aqui, você acompanha em tempo real ofertas de celulares e eletrônicos, para não cair em qualquer fraude nem pagar a mais pelo produto que deseja.

Você já viu esse ou outro golpe online neste período de Black Friday? Relate para a gente no espaço abaixo.


0

Comentários

Black Friday 2020: golpe oferece cafeteira e vale-presente para roubar dados, diz Kaspersky
Android

Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

Android

Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020

Android

O melhor celular para comprar de presente no Natal 2020

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas