LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Anvisa: vacinas contra a Covid-19 serão autorizadas provisoriamente no Brasil

10 de dezembro de 2020 14

Depois do Governador de São Paulo, João Dória (PSDB) informar que a vacinação emergencial da população começaria em 25 de janeiro mesmo sem a aprovação da Anvisa até aquele momento, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária liberou de forma provisória a vacina contra a Covid-19 no país.

A decisão acontece em caráter experimental e abre caminho para que empresas possam fazer esse pedido formalmente, mas ainda deverão obviamente cumprir requisitos mínimos de segurança, qualidade e eficácia.

A Anvisa reforça que é necessário que as empresas farmacêuticas envolvidas na produção de potenciais vacinas solicitem diretamente o pedido a ela. Ou seja, no caso da vacina que será utilizada em São Paulo, é necessário que Sinovac e Butantan passem pelo trâmite para obtenção do aval.


A estatal de vigilância sanitária também reforça que por se tratar de autorização temporária poderá suspender, cancelar ou modificar decisões que liberaram vacinas, e segundo ela as decisões sempre serão amparadas em elementos técnicos e científicos.

Por mais que inicialmente possa ficar confuso ao leitor, a decisão da Anvisa tem por propósito reduzir provisoriamente a burocracia envolvida para que vacinas contra a Covid-19 circulem no país. Uma primeira decisão há algumas semanas reduziu a burocracia necessária para que candidatas viessem a ser aprovadas, no futuro, para uso regular contra a pandemia.

Essa foi uma decisão diferente da tomada hoje, que pretende já liberar de forma provisória a vacinação contra a doença, já que a emergência sanitária vigente exige das autoridades públicas respostas mais imediatas. Ao mesmo passo em que os compostos serão utilizados na população, as farmacêuticas não deverão deixar de submeter os dados e documentação necessária à Anvisa para a aprovação regular das vacinas.

Além de São Paulo, outros estados e municípios estão começando a detalhar suas medidas para vacinação da população. Em SP, nessa primeira fase serão vacinados profissionais da saúde e idosos.

E você, está ansioso para que a vacinação comece logo? Conte para a gente nos comentários!


14

Comentários

Anvisa: vacinas contra a Covid-19 serão autorizadas provisoriamente no Brasil
  • Eu sou do tipo cético com essas coisas, principalmente quando o negócio ta politizado ao mesmo tempo que tentam te obrigar a fazer isso. Em um primeiro momento após começa as campanhas de vacinação, vou esperar e vê o que acontece. Não irei me vacina de imediato.
    Isso sou eu.
    Vc pode fazer o que quiser

      • Acreditar que essa movimentação toda pra vacinar visa o bem-estar da população é ingenuidade. O mundo não funciona assim. Quem tem poder e dinheiro sempre quer mais, e a população é sua fonte.
        Tudo é movido a dinheiro. Os lucros potenciais com essa situação são astronômicos, e não vão deixar um mero detalhe como não ter tido o tempo apropriado para desenvolver a vacina atrapalhar. Eles sabem que a janela de tempo é curta, pois a tendência é uma parcela cada vez maior da população contrair e ficar imune, e se dar conta que não é uma doença mais perigosa que outras que já circulam.
        É uma excelente oportunidade de negócios.

          • A vacinação vai acontecer de forma tímida nesse primeiro momento, só pessoas do grupo de risco e profissionais de saúde vão tomar, a população em geral vai começar a ser vacinada lá para fevereiro ou março que é quando já vão ter milhões de vacinas fabricadas e com a logística já montada para a distribuição para os mais de 5.000 municípios.
            Nem se empolguem que a maioria aqui só vai ver uma vacina lá para fevereiro/março na melhor das hipóteses.

              • "Profissionais de saúde" não querem tomar, justamente por ter mais conhecimento. Ninguém no hospital que trabalho vai. A maioria de nós já pegou, inclusive.
                Leigos e aqueles que acreditam na lavagem cerebral da mídia, e estão em pânico por uma doença com risco absurdamente baixo, acham boa ideia ser cobaia dos laboratórios. Nós da área não.

                  • Deixa de ser ignorante, sempre a mesma fala de conspiracionista.

                      • Ele disse a mais pura verdade, trabalho na área de saúde também e não quero tomar a vacina neste momento, mesmo não tendo contraído covid ainda. A real é quem tomar agora vai estar servindo de cobaia e ampliando a base de testes dos laboratórios.

                          • "Quando não se tem argumentos ou informações, tente chamar a pessoa de algo".
                            Aonde está a conspiração? E aonde está a ignorância, se justamente os que têm a informação técnica concreta e experiência clínica discordam?
                            Quem ganha $ com essa idéia de se usar uma vacina que não foi apropriadamente testada?
                            Se vacine. Sua escolha. Nós, da linha de frente, escolhemos diferente.

                        • Cobaias, cobaias.

                          Android

                          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                          Android

                          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                          Windows

                          Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                          Economia e mercado

                          Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista