
14 Janeiro 2021
23 de dezembro de 2020 0
A vacina está chegando! Enquanto diversos países já iniciariam planos de imunização contra a Covid-19, o Brasil vai indicando que só protegerá a população com uma das soluções já descobertas e injetáveis em 2021. São Paulo iniciará a vacinação em 25 de janeiro, e a Fiocruz, no Rio de Janeiro, informa que conseguirá entregar um milhão de doses do produto que desenvolve em parceria com Oxford e AstraZeneca em fevereiro.
A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, participou de audiência online na Comissão Externa de Enfrentamento à Covid-19, na Câmara dos Deputados, e informou que esse primeiro lote estará disponível na semana do dia 8 de fevereiro. A partir de 22 no mesmo mês, será possível escalonar a produção e entregar 700 mil doses diárias.
A partir do acordo de encomenda tecnológica e a transferência de tecnologia estamos responsáveis para o desenvolvimento da vacina originalmente criada na Universidade de Oxford e licenciada à farmacêutica AstraZeneca. Esta será a vacina da Fiocruz, com total incorporação dessa tecnologia[...] A instituição está unida no esforço global para antecipar essa imunização com doses de outros países para vacinar nossa população o mais rápido possível. Além disso, vamos apoiar o PNI na formação e treinamento de pessoas, além de auxiliar no controle de qualidade das vacinas”, disse ela, reforçando também a importância da coordenação da vacinação no Brasil pelo PNI, um dos grandes esteios do SUS."
Vale destacarmos que a Anvisa facilitou o trâmite para autorização emergencial de vacinas contra a Covid-19. O Ministério da Saúde também trabalha no cronograma de vacinação, já que tudo isso será operacionalizado pelo SUS. O presidente da República assinou recentemente uma MP que libera R$ 20 bilhões para a compra de vacinas em 2021.
Com esse dinheiro, o Brasil poderá adquirir doses de vacinas do consórcio internacional Covax Facility, e também de Oxford/AstraZeneca, Pfizer, Instituto Butantã, Bharat Biotech, Moderna e Janssen.
No entanto, enquanto toda a burocracia não é resolvida, o meio mais eficaz de ficar longe da Covid-19 é praticando o distanciamento social. São Paulo voltará para a fase vermelha durante os feriadões de Natal e Ano Novo, como forma de desestimular aglomerações.
E você, está esperançoso para ser vacinado em 2021? Conte para a gente nos comentários!
Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular
Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020
O melhor celular para comprar de presente no Natal 2020
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Comentários