
14 Janeiro 2021
30 de dezembro de 2020 8
E a segunda onda de Covid-19 segue preocupando autoridades públicas de saúde, especialistas, e também a população. Países que adotaram quarentena e até lockdown rigorosos estão vendo que não foi possível isolar por completo a disseminação da doença, apesar de resultados positivos quanto a uma expansão mais contida do contágio.
No Brasil, porém, estados e municípios têm optado por medidas menos rigorosas, que nem de longe lembram o fechamento total do comércio não-essencial, por exemplo. Em momentos pontuais, como as festividades de final de ano, medidas pontuais estão decretando fechamento de praias, bares e outros estabelecimentos.
Uma preocupação de especialistas atualmente diz respeito aos problemas gerados exatamente pela queda no distanciamento em virtude das festividades de final de ano. Em São Paulo, segundo dados do UOL, o percentual de isolamento no estado no domingo, dia 27, foi apenas de 49%, e no dia seguinte, segunda-feira, caiu para 42%. Até o último dia 27 o estado estava em fase vermelha, com apenas comércio essencial funcionando.
Com reuniões familiares no Natal e de amigos no Ano Novo, as projeções dos especialistas indicam que na primeira quinzena do ano os números de mortos deverá alcançar um novo pico. A procura por praias no verão poderá ser um agravante para o aumento do número de casos.
Vale lembrar, São Paulo pretende iniciar sua campanha de vacinação contra a Covid-19 em 25 de janeiro, após o pedido de registro da CoronaVac, desenvolvida em parceria com o Instituto Butantã, à Anvisa.
Em um primeiro momento serão vacinados profissionais da saúde e idosos.
E você, está se prevenindo durante o período que comumente eram celebrados o Natal e Ano Novo com grandes festas? Conte para a gente nos comentários!
Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular
Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020
O melhor celular para comprar de presente no Natal 2020
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Comentários