
Tech 14 Jan
30 de dezembro de 2020 72
Um enfermeiro que tomou a primeira dose de uma vacina contra o novo coronavírus nos Estados Unidos foi testado positivo para a COVID-19 poucos dias depois de tomar o imunizante. Mathew W., residente da cidade de San Diego, na Califórnia, recebeu o antiviral desenvolvido pela farmacêutica estadunidense Pfizer no dia 18 de dezembro e, após a aplicação, relatou que o único efeito adverso sentido foi uma dor no braço em que a vacina foi aplicada.
No entanto, apenas seis dias depois, o funcionário da saúde, que tem 45 anos, recebeu o diagnóstico positivo para a doença. O teste foi realizado após Mathew começar a sentir calafrios, dores musculares e cansaço, depois de seu turno na unidade de tratamento de pacientes com COVID-19 no hospital onde trabalha.
É importante destacar, porém, que o caso do profissional estadunidense não é totalmente surpreendente. Isso porque dois há dois cenários nos quais um paciente pode testar positivo após a primeira aplicação da vacina.
O primeiro é justamente por ter sido feita a aplicação de apenas uma dose do imunizante. De acordo com o Dr. Christian Ramers, especialista em doenças infecciosas dos Centros de Saúde da Família de San Diego, a primeira aplicação é responsável por conceder cerca de 50% de imunidade contra o vírus, sendo necessária a aplicação de uma segunda dose para atingir os 95% de eficácia na proteção. Além disso, Ramers explica que o corpo leva cerca de 10 a 14 dias para começar a desenvolver um nível de proteção contra o vírus.
A outra possibilidade é que Mathew tenha sido infectado pelo vírus antes de tomar a primeira dose da vacina, já que o período de incubação do novo coronavírus é de 14 dias. Como ele começou a apresentar os sintomas apenas seis dias depois da aplicação, esse também é um cenário bastante provável.
Vale lembrar que a vacina da Pfizer já está sendo aplicada há alguns dias em países como Reino Unido, Canadá e Estados Unidos. Neste último, outra profissional da saúde que também recebeu a vacina sofreu com efeitos colaterais da aplicação.
Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular
Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020
O melhor celular para comprar de presente no Natal 2020
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Comentários