LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Coronavírus: Anvisa exige que Fiocruz prove que vacina de Oxford feita na Índia é igual à do Reino Unido

04 de janeiro de 2021 0

A vacina de Oxford já está sendo utilizada para a imunização da população do Reino Unido e em breve ela pode ser utilizada da mesma forma no Brasil. Tudo depende da aprovação da Anvisa, que agora pede que a Fiocruz comprove que a vacina produzida na Índia é equivalente à do Reino Unido.

A Fiocruz já obteve aprovação para importar 2 milhões de doses da vacina de Oxford que será produzida na Índia, no Serum Institute.

Entretanto ainda falta a autorização para uso emergencial dela no Brasil. Para isso, a Anvisa exige que a Fiocruz apresente dados sobre a composição da vacina.

Em comunicado, a agência disse:

É necessário entender se o produto do fabricante indiano é semelhante ao fabricado no Reino Unido e que teve os dados clínicos aprovados.

O objetivo dessa avaliação é garantir a equivalência quanto à reposta da imunogenicidade, ou seja, a habilidade de a vacina ativar resposta ou reação imune.


O pedido para uso emergencial deve ser realizado nesta quarta-feira, 6 de janeiro, e a expectativa é que a Fiocruz consiga entregar 1 milhão de doses para aplicação no país em fevereiro por meio do contrato para produzir 100 milhões de doses do imunizante no país.

Dentre as perguntas que devem ser respondidas estão: se o método de fabricação, materiais utilizados e local têm o mesmo padrão utilizado no Reino Unido ou se há mudanças que alteram o desempenho da vacina. Por fim, a Fiocruz ainda terá que apresentar um plano de monitoramento da aplicação da vacina no Brasil, para garantir a segurança dos imunizados.

O esforço para trazer a vacina de Oxford para o país vem do fato de que ela tem uma logística mais simples em comparação com a da Pfizer, que exige uma refrigeração de pelo menos -70ºC, enquanto que a vacina inglesa pode ser guardada numa temperatura entre 2ºC e 8ºC.

Além disso, a vacina de Oxford tem um custo bem menor por dose: cerca de US$ 4 ou R$ 21 em conversão direta.

Saiba mais


0

Comentários

Coronavírus: Anvisa exige que Fiocruz prove que vacina de Oxford feita na Índia é igual à do Reino Unido
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista