LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Celular com tela rolável da LG, Exynos com AMD, termos do WhatsApp e mais | Plantão TC

13 de janeiro de 2021 2

Chegamos à primeira edição do Plantão TC no ano com muitas novidades sobre o mundo da tecnologia. Um dos motivos para isso é porque esta semana acontece a CES 2021, agora em formato totalmente digital.

Quer saber o que aconteceu de melhor nos últimos dias no meio tech? Confira os destaques nesta edição do Plantão TC:

Motorola Edge S tem detalhes revelados em vazamentos

Como já estamos acostumados a ver, mais uma vez um celular ainda não lançado da Motorola vazou na internet. O modelo da vez foi o Edge S, previsto para ser o próximo top de linha da marca.

Caso os documentos estejam corretos, podemos esperar um smartphone equipado com Snapdragon 888, com poder de fogo para rodar os principais jogos e apps da atualidade. Mas imagens do visual também apareceram no vazamento e entregaram algumas curiosidades do aparelho.

Uma delas é a presença de um sensor ToF ao lado das três câmeras traseiras, tudo isso dentro de um retângulo centralizado. Já na parte da frente, a câmera frontal deverá ser colocada em um furo na tela, também posicionado no centro, enquanto o leitor biométrico ficaria sob a tela.

A Motorola ainda não tem uma data para oficializar o Edge S, mas a tendência é que apareçam novas informações nas próximas semanas.

Polêmica do WhatsApp faz rivais crescerem

Um caso que tem ganhado grande repercussão durante os últimos dias é a atualização dos termos de uso do WhatsApp. As novas regras exigem a permissão do usuário para compartilhar dados pessoais com o Facebook e empresas parceiras.

O aviso alarmou as pessoas, que resolveram trocar o mensageiro até então queridinho por outras alternativas. A migração fez com que os downloads dos concorrentes Telegram e Signal disparassem.

O aplicativo russo, por exemplo, liderou o ranking de apps mais baixados em vários países, no último final de semana, e já comemora ter ultrapassado a marca de 500 milhões de usuários ativos.

Será que o WhatsApp vai perder o reinado como a preferência de mensageiro pelos usuários? Isso ainda não sabemos, mas é um sinal claro de que as pessoas passaram a se preocupar mais com segurança digital, pelo menos.

iPhone 13 com novo chip de 5 nm

Enquanto o iPhone 12 ainda se estabelece no mercado, os rumores para as próximas gerações do celular da Apple já começam a surgir. Uma delas espera que o iPhone 13 tenha o chip A15 no novo processo de 5 nanômetros da TSMC.

A mudança não somente melhoraria o desempenho como também aumentaria a eficiência energética. E com isso, tornaria possível uma autonomia de bateria maior.

Mas nem tudo seriam flores. Um dos principais analistas de iPhones indicou que as câmeras dos futuros dispositivos da “Maçã” não terão um grande avanço até, pelo menos, 2023. Se ele estiver certo, a falta de evolução nas lentes para as próximas gerações seria resultado de uma espécie de “guerra de preços” entre as fornecedoras desse componente.

Caso isso se confirme, a Apple teria dificuldades em manter seu destaque como um dos melhores celulares para fotos e vídeos, considerando que atualmente ela está praticamente empatada com soluções da Huawei, Xiaomi e Samsung.

Samsung anuncia Exynos 2100 e confirma AMD para futuro

Por falar na marca coreana, com o Galaxy S21 prestes a ser lançado, a Samsung anunciou nesta semana seu novo chipset Exynos 2100, que deverá equipar os próximos tops de linha da marca em alguns países, como o Brasil. A plataforma móvel se destaca por trazer uma configuração bem similar à do Snapdragon 888 – mas ainda não dá para cravar se isso acontecerá também na prática.

As semelhanças ocorrem na presença de três tipos de núcleos para os processadores: um com clock mais elevado, um de alto desempenho e outro para baixo consumo. A sul-coreana destacou que o processo de 5 nanômetros ainda vai permitir eficiência 20% maior e consumo de processamento de Inteligência Artificial reduzido pela metade.

Além do anúncio, a Samsung ainda confirmou uma importante informação para o futuro. A empresa tem trabalhado com a AMD para desenvolver uma GPU Radeon móvel, que seria integrada ao Exynos. A estreia seria no próximo produto flagship, como disse o presidente da divisão de sistemas da empresa.

Apesar de os rumores darem conta de a entrada da AMD no mercado acontecer apenas em 2022, no Galaxy S22, a fala do executivo deixou no ar que poderia ocorrer já em um possível Galaxy Note 21 ou mesmo Galaxy Z Fold 3. Uma coisa é certa: como já houve a confirmação, agora é questão de tempo para vermos os gráficos Radeon em um celular.

LG Rollable pode chegar este ano

Um dos motivos para esta agitação na semana do meio tech é porque esta semana acontece a CES 2021, agora em formato totalmente digital. E por falar na feira, um dos destaques foi a LG, que apresentou um novo conceito de celular com tela rolável e expansível, para ter um aparelho maior.

Mas o projeto poderá sair do papel em breve. Boatos já indicam o lançamento de um produto final ainda em 2021. Caso o rumor se torne real, a marca sul-coreana consideraria a novidade como uma “reinvenção” para o mercado de smartphones. De quebra, ainda superaria os olhares do mercado apenas para os dobráveis.

Para a LG, não seria uma surpresa trazer a tecnologia em um produto final. A empresa chegou a colocar tela rolável em uma TV e agora sabemos das pretensões para o mercado móvel. Se pensarmos que ela já lançou dispositivos com display giratório e duas telas nos últimos anos, não é de se duvidar uma inovação do tipo para um celular em 2021. Seria uma grata surpresa e que pode balançar o mercado de celulares, com opções que se transformam em tablet de forma engenhosa.

E aí, o que você achou das últimas novidades desta semana agitada no mundo da tecnologia? Deixe o seu comentário mais abaixo para a gente.


2

Comentários

Celular com tela rolável da LG, Exynos com AMD, termos do WhatsApp e mais | Plantão TC
  • "Uma coisa é certa: como já houve a confirmação, agora é questão de tempo para vermos os gráficos Radeon em um celular" Como se as Adrenos também não fossem parte da Família Radeon... A única diferença agora seria que as novas GPUs teriam RDNA, "Adreno" claramente é um anagrama para Radeon... AMD as abandonou e Qualcomm decidiu investir, agora as coisas vão voltar ao mesmo caminho, só que agora é com a Samsung... Temos certeza que... Agora os Exynos podem possivelmente superar os Snapdragon em performance gráfica / geral...

      • testando o Signal, mas já sou usuário de longa data do Telegram. se preciso, usarei ambos ou mais para manter minha privacidade.

          Android

          Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

          Android

          Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020

          Android

          O melhor celular para comprar de presente no Natal 2020

          Especiais

          Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas