LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Herdeiro da Samsung, preso por corrupção, entrará em liberdade condicional na sexta-feira (13)

09 de agosto de 2021 27

Atualização (09/08/2021) - FM

Após cumprir parte de sua pena de 2 anos e 6 meses, o herdeiro bilionário da Samsung entrará em liberdade condicional e sairá da prisão na próxima sexta-feira (13). A decisão foi dada pelo Ministério da Justiça da Coreia do Sul, conforme informado nesta segunda-feira (09) pelo Financial Times.

Lee Jae-yong, 53 anos, vice-presidente da gigante sul-coreana, fora condenado a trinta meses de reclusão após oferecer subornos ao ex-presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye, buscando a fusão da empresa Cheil Industries com a Samsung C&T, manobra que contribuiria para seu controle total da empresa e sucessão de seu falecido pai, Lee Kun-hee.

Lee Jae-yong, 53 anos, será libertado na próxima sexta-feira. (Imagem: Chung Sung-Jun/Getty Images)

O ministro sul-coreano, Park Beom-kye, afirmou nesta manhã que as atitudes do réu durante seu encarceramento, juntamente ao “sentimento público” e o impacto econômico causado pela pandemia de coronavírus são alguns dos fatores considerados para conceder a liberdade condicional do herdeiro.

A opinião pública citada pelo chefe inclui pesquisas elaboradas que mostram que os sul-coreanos favorecem a libertação de Lee, além de outros líderes de empresas destacáveis da economia e membros do governo, segundo o Associated Press.

Por ora, o presidente do país não se manifestou sobre a decisão, mas o escritório afirma que esse aval caberia ao Ministério da Justiça da Coreia do Sul.

Ainda, não se sabe como o executivo poderá retomar seu trabalho na administração da Samsung quando for libertado, mesmo após a pressão dos Estados Unidos, que considera as operações da empresa fundamentais para sua economia.

A lei sul-coreana é clara ao proibir que pessoas que cometem crimes econômicos exerçam suas funções durante um período de cinco anos; pessoas em liberdade condicional, em adição, são impedidas de viajarem ao exterior.

Cabe ressaltar também que Lee ainda pode enfrentar a prisão novamente, em um caso paralelo que envolve a fraude contábil de US$ 3,9 bilhões em uma das empresas subsidiárias da Samsung, mas o executivo negou tais acusações.

Atualização (20/05/21) - JB

EUA pressionam Coreia pelo perdão da pena e libertação do herdeiro da Samsung

Preso após participar de um escândalo de corrupção para conseguir o controle da Samsung, Lee Jae-yong decidiu cumprir a sua pena de 2,5 anos e não deve recorrer da decisão da justiça sul-coreana. A ação do herdeiro do conglomerado chamou a atenção de muita gente, inclusive dos Estados Unidos.

De acordo com informações mais recentes, a câmara de comércio dos EUA está fazendo pressão para que o presidente da Coreia do Sul conceda perdão e liberte Lee Jae-yong.

A Câmara de comércio dos EUA enviou uma carta ao presidente Moon Jae-In pedindo que ele considere perdoar o herdeiro da Samsung. Isso porque a Samsung é uma empresa muito importante para o desenvolvimento estadunidense e tem potencial para ajudar o presidente Joe Biden na sua missão de reduzir a dependência dos EUA de chips produzidos na China.

Apesar de não ter respondido publicamente, o presidente coreano disse que considera o perdão para Lee Jae-yong. Isso porque uma pesquisa recente demonstrou que a maioria da população coreana concorda com a medida.

Imagem/Reprodução: Casa Azul — palácio presidencial da Coreia do Sul.

Por enquanto, ainda é muito cedo para sabermos se Lee Jae-yong será libertado. De toda forma, a Samsung é a maior investidora na produção de chips nos EUA e atualmente a empresa está sem um líder.

Assim, muitos acreditam que a companhia pode acabar ficando de fora da iniciativa de Biden, que prevê o investimento de US$ 50 bilhões para revitalizar a indústria de semicondutores dos EUA.

Texto original (18/01/21)

Herdeiro da Samsung é condenado a 2,5 anos de prisão após escândalo de corrupção

O conhecido herdeiro da Samsung, Lee Jae-yong, foi condenado a 2,5 anos de prisão nesta segunda-feira (18). A batalha judicial teve início em 2020 e só terminou agora após o Tribunal de Apelações de Seul confirmar a sentença de primeira instância.

De acordo com o juiz do caso, Lee subornou um associado do ex-presidente da Samsung, Park Geun-hye, para permitir que as companhias Cheil Industries e Samsung C&T pudessem se fundir.

Como resultado da "manobra", Lee conseguiu o controle total da Samsung e sucedeu seu pai no comando da empresa. Durante a audiência, o tribunal ainda destacou que a sentença não leva em consideração processos internos da companhia:

É difícil dizer que o comitê de conformidade da Samsung atingiu sua eficácia, mas não é apropriado refletir sobre isso na sentença.


Lee já foi preso em 2018 e chegou a passar mais de um ano na prisão. Contudo, após recorrer aos juízes da Suprema Corte coreana, o executivo conseguiu liberdade, uma vez que o tribunal anulou a sentença anterior.

Agora, a Samsung promete recorrer mais uma vez ao Supremo em busca de uma nova anulação. Contudo, como a pena foi muito mais "branda" que o exigido pela promotoria, dificilmente Lee conseguirá uma vitória.

Os promotores chegaram a exigir nove anos de prisão, mas a pena foi reduzida para 2,5 anos. A promotoria acredita que a Samsung precisa ser um exemplo no combate à corrupção para permitir um "desenvolvimento sólido de nossa sociedade".

Vale lembrar que Lee pediu desculpas no ano passado e anunciou o fim da administração familiar na empresa. Assim, o executivo promete não repassar a Samsung para seus filhos.


27

Comentários

Herdeiro da Samsung, preso por corrupção, entrará em liberdade condicional na sexta-feira (13)
Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Agosto 2021

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas