LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Bolsonaro não deve mais banir a Huawei do leilão do 5G brasileiro

19 de janeiro de 2021 29

Após muitas idas e vindas, a chinesa Huawei não deve mais ser barrada no leilão da rede 5G no Brasil. De acordo com fontes do setor de telecomunicações e no Palácio do Planalto, o custo bilionário para a troca de equipamentos foi o principal motivo que fez o governo Bolsonaro recuar do alinhamento com os Estados Unidos.

Além disso, o fim da "era Trump" também colaborou para que o discurso ideológico contra a gigante chinesa fosse frustrado na prática. O Estadão cita como exemplo o caso da vacina Coronavac. Isso porque o posicionamento do Planalto mudou e atualmente o imunizante está sendo distribuído no programa nacional.

Após o presidente recuar e a Coronavac ser incluída no programa nacional de imunização, fontes no Palácio acreditam que não há mais espaço para outra "derrota". Isso porque banir a Huawei causaria uma guerra judicial com chances do governo federal perder no Supremo Tribunal Federal (STF).


Enquanto o governo tenta fazer uma mudança sutil no seu discurso, a conhecida "ala ideológica" ainda pressiona pelo banimento da Huawei. Inicialmente, esse grupo de assessores do presidente chegou a escrever um decreto para a exclusão da chinesa.

A Huawei continua sendo o principal alvo dos EUA. No entanto, a mudança de governo deve fazer com que o Brasil deixe de ter um alinhamento automático com a Casa Branca.

Leilão

Enquanto a discussão ideológica parece chegar ao fim, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deve aprovar o edital até o fim de fevereiro. O texto não prevê o banimento da Huawei, sendo que a realização do certame deve acontecer no fim do primeiro semestre de 2021.

Comentando a realização do leilão, o vice-presidente, Hamilton Mourão, disse que foi mal interpretado pelo próprio presidente quando falou sobre o 5G e causou uma reação do Planalto. Questionado diretamente se todas as empresas podem participar, ele respondeu:

Desde que comprove efetivamente que vai preservar nossa soberania e privacidade de dados dos usuários.


29

Comentários

Bolsonaro não deve mais banir a Huawei do leilão do 5G brasileiro
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2