
Tech 20 Jan
22 de janeiro de 2021 33
Uma nova variante do coronavírus descoberta no Reino Unido em dezembro de 2020 pode ser muito mais perigosa do que se imaginava. É o que afirmou Patrick Vallance, conselheiro científico do governo do Governo do Reino Unido em uma conferência com Boris Johnson. Segundo ele, suspeita-se que essa variante possa ser 30% mais letal que as demais já conhecidas.
A mutação nomeada como B117 está preocupando o Reino Unido pois, de acordo com o pronunciamento, pessoas com 60 anos ou mais são ainda mais vulneráveis.
Estatísticas do Grupo Consultivo de Ameaças de Vírus Respiratórios Novos e Emergentes do Reino Unido (Nervtag) apontam que a letalidade das mutações anteriores era de 10 a cada 1000 infectados na casa dos 60 anos e agora com o diagnóstico de B117 ela subiu para 13 a 14 mortes, representando um salto de 30 a 40% nos óbitos.
Vallence alerta que este ainda é um estudo preliminar, nas suas palavras:
Ainda há muita incerteza, há muito trabalho que precisa acontecer, e eu recomendo evitar apenas escolher o número mais alto e presumir que ele está correto. Eu não acredito nem um pouco que seja o caso.
Dessa forma, o ideal é aguardar por mais estudos futuros, mas se tivéssemos que adotar um número para essa estatística, seria de 30%, além do fator de contágio, que é entre 30% e 70% maior na B117 independente da idade do indivíduo.
Podemos ainda concluir que é preciso cuidado, afinal se essa nova variante é mais contagiosa, ela pode lotar leitos de hospitais ainda mais rapidamente, causando mais cenários como os vistos em Manaus nos últimos dias, onde diversas pessoas morreram por falta de estrutura e leitos para tratamento da COVID-19.
A única esperança comprovada até o momento seriam as vacinas, onde a desenvolvida pela Pfizer em conjunto com a BioNTech já se mostrou eficaz em combater a variante B117 do coronavírus em testes preliminares.
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular
Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020
Comentários