Economia e mercado 28 Ago
A guerra entre Apple e Facebook tem ganhado uma série de novas batalhas ao longo das últimas semanas. O principal motivo da disputa são as novas políticas de privacidade implementadas no iOS 14, que impedem a rede social de exibir anúncios personalizados para seus usuários.
Como resposta ao posicionamento da Apple, o Facebook lançou uma página carregada de críticas à postura da empresa de Cupertino. Um dos argumentos usados pela equipe de Mark Zuckerberg é de que as novas regras prejudicam pequenos empresários, sendo que o texto chega a afirmar que "a internet ficará mais cara".
Agora, o próprio CEO e fundador do Facebook resolveu falar sobre o assunto. Mark Zuckerberg não poupou críticas à Apple e ainda disse que todas as ações da fabricante visam prejudicar a rede social.
O pronunciamento de Zuckerberg aconteceu durante a conferência de divulgação dos resultados financeiros do Facebook. Para o CEO da rede social, a Apple está tomando essas ações usando como escudo a privacidade, mas na verdade tudo foi pensado para promover seus próprios serviços.
O executivo citou o WhatsApp e o Messenger, que são concorrentes diretos do iMessage. Confira abaixo a declaração do CEO do Facebook:
O WhatsApp, e a direção que estamos tomando com o Messenger, são os melhores aplicativos sociais privados disponíveis. Temos muitos concorrentes que fazem alegações sobre privacidade que muitas vezes são enganosas. A Apple lançou recentemente os chamados “rótulos nutricionais”, que se concentram principalmente nos metadados que os aplicativos coletam em vez da privacidade e da segurança das mensagens reais das pessoas. Mas o iMessage armazena backups não-criptografados de suas mensagens por padrão, a menos que você desative o iCloud. Portanto, a Apple e os governos têm a capacidade de acessar as mensagens da maioria das pessoas. Então quando se trata do que mais importa, proteger as mensagens das pessoas, acho que o WhatsApp é claramente superior.
Ele ainda continuou afirmando que o Facebook já considera a Apple um concorrente direto:
[...] quero destacar que vemos cada vez mais a Apple como um de nossos maiores concorrentes. O iMessage é um elemento-chave do seu ecossistema. Ele vem pré-instalado em todos os iPhones e eles o dão preferência com APIs e permissões privadas, e é por isso que o iMessage é o serviço de mensagens mais usado nos Estados Unidos.
Agora estamos vendo os negócios da Apple dependerem cada vez mais de ganhar participação em aplicativos e serviços contra nós e outros desenvolvedores. Portanto, a Apple tem todos os motivos para usar da sua posição dominante na plataforma para interferir no modo como nossos e outros aplicativos funcionam, o que eles fazem regularmente para dar preferência aos seus próprios.
Por fim, Zuckerberg encerra falando em nome dos pequenos desenvolvedores.
E isso impacta no crescimento de milhões de empresas em todo o mundo, inclusive com as mudanças mais recentes do iOS 14. Muitas empresas pequenas não serão mais capazes de alcançar seus clientes com anúncios direcionados.
A Apple até pode dizer que está fazendo isso para ajudar as pessoas, mas tudo não passa de seus interesses competitivos. E eu acho que essa dinâmica é importante para as pessoas entenderem por que nós e outros enfrentaremos isso em um futuro próximo. Nossos serviços de mensagens continuam crescendo, mas é uma batalha difícil, e nossos serviços precisam ser muito melhores como plataformas sociais privadas para ter sucesso.
Comentários