LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

5G no Brasil: rede privativa do governo pode encarecer tecnologia e excluir a Huawei

05 de fevereiro de 2021 20

Apesar do governo Bolsonaro dar alguns sinais de que não deve banir a Huawei da rede 5G nacional, o Planalto está exigindo que as operadoras que vão participar do leilão construam uma rede segura e exclusiva para o próprio governo.

Segundo o ministro das comunicações, Fábio Faria, a intenção é permitir que o Brasil tenha um canal restrito para assuntos estratégicos e de interesse nacional. Contudo, essa condição levantou um novo debate sobre a Huawei. Comentando o assunto, o conselheiro da Anatel, Carlos Baigorri, disse ao Mobile Time:

os requisitos quanto aos equipamentos que deverão ser utilizados na rede segura de governo exigem padrões de transparência e de governança de acordo o mercado acionário brasileiro. A Huawei não consegue, neste momento, cumprir esses requisitos [...] cabe ao Ministério (das Comunicações) estabelecer e esclarecer esses critérios.


Apesar do governo não ter especificado como funcionará essa nova rede exclusiva, a ideia não agradou as operadoras. Isso porque elas seriam obrigadas a construir a infraestrutura e entregar a administração para a Telebrás. A deputada Perpétua Almeida (PCdoB/AC), coordenadora do grupo de trabalho da Câmara dos deputados para o 5G, disse:

[...] está claro que esta portaria camufla a intenção de barrar a participação de algumas empresas fornecedoras. Quem vai fazer a gestão desta rede privativa? Qual o papel da Telebras nisso? Esta rede vai servir ao estado ou a este governo específico? Sou favorável que haja uma garantia de segurança nacional. Mas saí da reunião com a certeza de que teremos que ouvir o conselheiro mais vezes, e também o presidente da Anatel.

Já o deputado Vitor Lippi (PSDB/SP) também ressaltou que ainda há muitas dúvidas sobre as regras e valores. Isso porque há um certo temor de que o custo de construção dessa rede privativa seja repassado ao consumidor:

O governo quer essa rede privativa, mas quanto vai custar isso? Há uma insegurança das operadoras em relação a este assunto [...] Se esta rede é para o governo, por que não fazer uma licitação específica para ela? Também ficamos sem entender [...] O Brasil já tem uma tributação altíssima e não podemos contar com mais esta.


20

Comentários

5G no Brasil: rede privativa do governo pode encarecer tecnologia e excluir a Huawei
  • Impeachment nesse traíra e deixa o poha do Mourão na presidência que as coisas devem andar nos trilhos.

      • China e Segurança na mesma frase? Kkkkkk tchau Huawei...

        • Os políticos brasileiros são uma desgraça, nem investem recursos públicos numa infraestrutura decente pro tamanho do País, nem facilitam a vida das operadoras para que elas o façam sem onerar seus investimentos. PQP!

            • Os mandatário do Brasil não tem melhor idéia a potencialidade do 5G. Procura de todas as formas atrasar a implantação. Acho que aqui o povo é quem serve ao governante

                • o bOLSOnERO TA DANDO COM UMA MÃO E TIRANDO COM A OUTRA AS OPERADORAS ESTÃO P*** DA VIDA POIS ELES TEM DE FAZER UMA NOVA INFRA ESTRUTURA QUE A TELEBRÁS IRÁ ADMINISTRAR POIS O BRASIL É VULNERAVEL EM TERMOS DE SEGURANÇA DIGITAL CIBERNÉTICA DEPOIS DESSA DO VAZAMENTO DE DADOS DOS BRASILEIROS FOI A GOTA DÁGUA E PARA O FUTURO DO PAÍS MUITO PERIGOSO POIS SE ESSA VULNERABILIDADE DOS DADOS DO POVÃO SEREM ACESSADAS DE UMA FORMA PERIGOSA IMAGINEM OS DADOS DO GOVERNO

                    • Será que eles já ouviram falar de criptografia?

                        • Num momento de crise que nós nunca vivenciamos antes (por mais corruptos e ordinários governos do PT), um candidato que caiu de paraquedas na Presidência, mas que ainda não aprendeu e talvez nunca aprenda a ser presidente.
                          O 5G representa uma oportunidade bilionária de novas empresas e serviços que vão muito além da telefônia.
                          É encarado como a nova era da industrialização, onde a automação on-line é o principal foco.
                          Medicina, agronegócio, indústria precisaran de profissionais para telemedicina, automação no campo e indústria, uma grande oportunidade do Brasil crescer, numa área que ninguém está muito a frente, mas o que o Sr. Presidente e seu séquito de acéfalos faz? É dificultar a implantação da tecnologia perseguir empresas por sua visão ideológica, os EUA de Biden vão endurecer o jogo com o Brasil, e essa trupe tresloucada regida pelo Psrudo Presidente, insiste em provocar e ofender nosso maior parceiro comercial a China.
                          Lembro bem o discurso do presidente Xi Jinping durante a reunião dos BRICS que ocorreu no Brasil, ele prometeu U$ 100 bilhões de dólares para o Brasil aplicar em infra estrutura, o que o governo fez, tripudiou, ofendeu, e se aliou ao Trump para perseguir a Huawei, resultado o dinheiro não veio.
                          Deixem a iniciativa privada trabalhar.

                            • Até um adolescente administraria melhor este país.

                                • 100 bilhões de dólares, ou seja, MAIS DE MEIO TRILHÃO DE REAIS seriam um grande investimento, e geraria muitos empregos e renda, e certamente iria mudar os números financeiro do governo federal. Acho que seria apenas o início. Os chineses estão investindo muito mais que isso na Ásia e no Oriente Médio, trilhões de dólares. São investimentos para lucrar a longo prazo, mais ambas as partes ganham com isso, em especial por serem investimentos em infraestrutura. Aqui poderiam investir outras centenas de bilhões de dólares com o tempo. Agora nem sei mais se ainda querem.

                                    • Mas até para a iniciativa privada trabalhar eles precisam do financiamento do governo, só BNDS trabalhando

                                      • O governo tinha que ser igual a China, pragmático.
                                        Essa rede privada é para eles fazerem mais merdas e esconder de possíveis investigações.

                                        • Os EUA já fecharam a porta para o Governo Bolsonaro. O Brasil vai excluir a China tb? Nem no governo ladrão do PT tínhamos uma imagem tão fuleira, como está agora. Deus me livre de qm ainda apoia essa vagabundagem.

                                          • parece q estao tentando sabotar o 5g no brasil de qualquer forma!q governo estranho!

                                            Android

                                            Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                            Android

                                            Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                            Android

                                            Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

                                            Android

                                            Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020