
Tech 18 Fev
23 de fevereiro de 2021 3
Pouco mais de um mês após aprovar o uso emergencial da Coronavac e da vacina de Oxford, a Anvisa concedeu registro definitivo para uso da vacina desenvolvida pela Pfizer e BioNTech contra o coronavírus no Brasil.
A vacina da Pfizer foi uma das testadas no país, a sua eficácia no combate ao coronavírus chegou a 95% na terceira fase de testes e a empresa já afirmou que ela também é eficaz contra as novas variantes da COVID-19.
A Anvisa divulgou a aprovação do imunizante por meio de uma nota, confira um trecho dela:
Como Diretor-Presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, informo com grande satisfação que, após um período de análise de dezessete dias, a Gerência Geral de Medicamentos, da Segunda Diretoria, concedeu o primeiro registro de vacina contra a Covid 19, para uso amplo, nas Américas.
O imunizante do Laboratório Pfizer/Biontech teve sua segurança, qualidade e eficácia, aferidas e atestadas pela equipe técnica de servidores da Anvisa que prossegue no seu trabalho de proteger a saúde do cidadão brasileiro.
Apesar disso, vale lembrar que a vacina ainda não está disponível no Brasil, apesar da Pfizer afirmar ter oferecido 70 milhões de doses do imunizante ao governo brasileiro em agosto de 2020, que recusou a oferta afirmando que elas causariam "frustração" na população.
O governo ainda afirmou anteriormente que não adquiriu doses da vacina da Pfizer por conta dos termos impostos pela fabricante, que exigia isenção total de responsabilidade sobre efeitos colaterais graves que o imunizante causasse nos pacientes. As mesmas condições também foram exigidas pela Johnson, que também fabrica vacinas contra o coronavírus.
Em 21 de fevereiro, o Ministério da Saúde afirmou que aguarda uma orientação para solucionar o impasse dessas negociações, a instrução sobre como proceder virá do Palácio do Planalto que, até o momento, não expediu nenhuma instrução a respeito.
Segundo o G1, o Ministério da Saúde já foi questionado a respeito da compra de doses da vacina da Pfizer, mas ainda não obteve resposta.
Vale dizer que a vacina da Pfizer é a primeira a obter registro definitivo no Brasil, o que autoriza a sua importação. Entretanto, ela não poderá ser fabricada em território nacional, visto que os termos de compra da Pfizer não incluem transferência de tecnologia para produção local.
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular
Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020
Comentários