LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

EUA devem assinar acordo com aliados para isolar a China no mercado de tecnologia

25 de fevereiro de 2021 61

Apesar da recente troca de morador na Casa Branca, a guerra comercial entre Estados Unidos e China ainda está longe do fim. Isso porque o novo presidente, Joe Biden, deve assinar uma ordem executiva que prevê a construção de uma cadeia independente de abastecimento de chips e outros produtos tecnológicos.

A estratégia de Biden busca isolar a China, uma vez que ela deve contar com o apoio de Coreia do Sul, Japão e Taiwan. Assim, a dependência dos EUA em relação aos produtos chineses pode ser reduzida consideravelmente.

Segundo fontes na Casa Branca, o documento determinará que essa nova cadeia de fornecimento seja menos vulnerável a sanções chinesas. Além disso, o Nikkei relata que o maior foco será no desenvolvimento de semicondutores, baterias para carros elétricos, terras raras e produtos médicos.


Além de desenvolver essa cadeia independente, os EUA também devem compartilhar informações com aliados sobre redes de fornecimento de produtos importantes. A ideia é que essa estrutura de distribuição seja construída para situações de emergência.

Outro detalhe importante é que os EUA devem exigir que esses aliados reduzam o seu fluxo comercial com a China. De acordo com analistas, apesar de inédita, a medida só deve ter algum impacto significativo no médio prazo. Isso porque atualmente os EUA só produzem 12% da oferta global de semicondutores.

Além disso, apesar de contar com Taiwan entre seus aliados, todas as empresas da ilha operam com capacidade máxima. Assim, no curto prazo os EUA continuarão dependendo da China, que tem condições de até mesmo superar Taiwan como maior polo produtor de semicondutores.

O investimento de US$ 100 bilhões do governo chinês deve fazer com que a China lidere a produção mundial de componentes até 2024. Por outro lado, a Boston Consulting indica que os EUA importam 80% de suas terras raras da China e possuem uma alta dependência do país no segmento de produtos médicos. Esse é um problema difícil de ser resolvido no curto prazo.


61

Comentários

EUA devem assinar acordo com aliados para isolar a China no mercado de tecnologia
  • Como cantava um cantor sertanejo, Pega fogo cabaré!

      • E o pessoal aqui falando que com o Bidê a Huawei e demais empresas chineses voltariam com os serviços do google... E agora ???

          • A china em si é um país diferente dos países americanos noô tocante a cultura, tem práticas bizarras e não são amigáveis , começando pelo corona que até a OMS assume que foi a china culpada por espalhar o vírus. Uma planta recém nascida pode ser identificada por sua fisionomia , se é espinho logo se arranca . A china um país em grande desenvolvimento sobe cada dia para topo dos países , a pergunta é , deixará crescer um câncer num corpo sem o retirar? Então a china já dá sinais que é maligna , mesmo ainda pequena ou media , o que farão então os chineses se alcançar tal poder ? Sem contar que o comando é anti cristão o que já desmerece tal país antidemocrático a ter um poderio dominante , isso não é a lei da sobrevivência , isso é a lei da ignorância arrogância e do egoísmo a nível mórbido . A china deve sim ser contida antes de se tornar infreiavel , antes que acabe com o mundo como conhecemos.

              • Biden é bem mais fdp e calculista que o Trump, isso não é bom e nem ruim

                  • Boa!

                      • Tomara que aumente e muito a oferta de eletronicos, e os preços baixem, porque como está, não dá pra continuar.

                          • metodo bem suicida, logo a china consegue dependencia no mercado de semicondutores, Hoje eles estão investindo quase 1tri de dolares apenas nessa area. As empresas americanas vão perder os cabelos.

                            • Método bem suicida

                                • Qualquer idiota que tem um pouca noção do crescimento Chinês a partir dos ano 80 até dia de hoje, assustaria.
                                  Nunca na história da humanidade houve transformação de forma exponencial.
                                  Isso pertuba muito a Ordem Vigente. China tem que parar de crescer porque quem tem dinheiro quer Poder. A questão é como parar a China se até um simples torradeira é fabricado por lá. O custo de fabricar qualquer coisa tem custo proibitivas em outros lugares.
                                  Os EUA já chegaram a pensar em arrumar uma guerrinha com China, mas teria desfeixo imprevisível, afinal China não é Iraque nem Afeganistão.
                                  A única alternativa hoje é bloquear setor de tecnologia. Mas a tecnologia depende da inteligência humana. Tem idéia de quantos formando universitário por ano na China? Fora os que pagam para estudar nos EUA e na Europa.

                                  • Estas medidas são tão contraditórias, pq gigantes do setor de automóveis estão com suas matrizes na China, como a crescente da Tesla.
                                    EUA conseguiria reverter isso, se a produção interna fosse associada a um novo pacto federativo (coisa que nunca vai ocorrer) afim de atrair as fabricas para solo estadunidense.

                                    Ou seja, difícil frear a China, e na questão de semicondutores eles tem um projeto ambicioso que em poucos anos a tornará auto-suficiente na produção interna e melhorias na litografia. Ainda mais com projeto robusto de incentivos a centros de pesquisa, que pasmem é aberto a todos, claro, que com as politicas internas deles.

                                    Se tivéssemos uma politica interna que favorecesse os centros de pesquisa com alíquota zerada, o Brasil iria decolar e talvez superar muitos países em ciência e tecnologia. Mas a briga ideologica só afunda com o bananal.

                                      • Essa questão de alíquota zerada é pura balela, pois dá poder as universidades de direcionar verbas a pesquisas que trazem pouco ou nenhum retorno financeiro à população.O ideal seria investimentos em áreas prioritárias e de retorno em pequeno e médio prazo, como saúde, biotecnologia, engenharia, entre outras.

                                        • Traduzindo, comprar Dell, Apple, HP, etc indiretamente está ajudando a financiar as práticas anti-mercado e anti-concorrência.. se amanhã uma empresa brasileira bombar os americanos vão fazer o mesmo, e os trouxas dos nossos políticos vão ficar caladinhos..

                                            • o Tartaro deve estar se contorcendo kkkkkkkk

                                                • Biden? Nunca critiquei
                                                  Ele é o meu presidente

                                                    • Biden? Nunca critiquei
                                                      Ele é o meu presidente

                                                        • MELHOR NOTÍCIA FORA CHING LING

                                                          • Cadê aquele bando de otários que achavam que o Biden ia tirar as restrições das companhias chinesas%uD83E%uDD23

                                                              • Muito bom.

                                                                  • Quando um liberal vir falar com você, defendendo o tal LIVRE COMÉRCIO, você lembre para ele que não existe isso, poucos países dominam a maioria das tecnologias, maioria das empresas são asiáticas, americanas e europeias, e que LIVRE COMÉRCIO é quando o estado não mete na política ou interfere no mercado, lembrem eles disso ai, pois os Estados Unidos mesmo, defende livre comércio desde que suas empresas se instalem nos outros países e suguem o máximo daquele país e envie todo dinheiro para eles com as vendas de produtos e serviços, o problema que quem disseminou o tal Livre Comércio foram os americanos, mas chegou a China e começou a bater de frente, por isso eles agora atacam, e continuam mesmo assim disseminando o liberalismo e intervindo em outros países para impedir que outro país cresça, sempre foi assim e sempre será.

                                                                      • Eu defendo livre comércio e menos burocracia pq já vivi na prática como funciona o jogo aqui no BR... não o que li em livros ou discuti com especialistas de twitter hehe.

                                                                          • Cala sua boca. Vc vomitava falando que o problema era o Trump. Agora que seu tio pedófilo ganhou, vc vem com essa historinha. Bixo na boa, vc não engana ninguém. Vc caiu na lábia do seu professor de história do homem branco capitalista. Que os americanos são os malvados no mundo e as ditaduras na verdade é que são a verdadeira revolução de libertação. Se o cara conseguiu vc cair nessa lábia, já diz muito do nível de degradacao mental e mediocridade do seu raciocínio. Enfim, mais um Pátria educadora pra conta.... O PT destruiu uma geração... Pqp

                                                                              • esse cara é babaca master, ele e um tal de tártaro, que chupa tanto as bolas da china que deve ser um chines que escreve as asneiras dele ao lado de um soldado do PC chines

                                                                                • Vdd, é tipo democracia kkkk o povo na real não manda nada, somos todos escravos dos governantes que elegemos ou não, bom demais kkkk

                                                                                  • Se o Brasil tivesse um governo pragmático, estaria usando as reservas de terras raras.
                                                                                    O Brasil tem a segunda maior! A primeira é a China.
                                                                                    Usava isso como moeda de troca pra desenvolvimento. Mas.... Isso não é objetivo de nosso governo/governantes.
                                                                                    Nossa política de desenvolvimento só funciona pra 4 anos!

                                                                                      • Ué... mas o liberalismo libertino que privatiza/flexibiliza tudo e aumenta a rotatividade de funcionários das empresas, o desemprego para fazer o trabalhador trabalhar por um pedaço de pão não é pensado a curto prazo?? Ou você acha que o mercado financeiro tem paciência para esperar o país se desenvolver para lucrar depois?? O Liberalismo libertino é e sempre será pensado em lucro a muito curto prazo...

                                                                                      • Uai kkkk isolar a China? Quer foder os americanos e o mundo todo junto? Kkkkk me ajuda seus gringo excêntrico de lá. Mierda... Quer se foder, se fode sozinho, vocês querem ser os únicos a fornecer tudo e controlar o mundo mas vocês mesmos não vivem sem a China kkkkk para que tá feio.

                                                                                        • Aí, como forma de retaliação, eles vão produzir pequenos bichinhos para nos destruir....

                                                                                            • ai os china vão usar tecnologia top e barata e o resto do mundo tecnologia não tão top e cara .

                                                                                                • É só uma questão dem tempo... uns 5 anos, para a China superar Taiwan em semi-condutores e os EUA ficar dependente dos chineses...

                                                                                                  • isso tem dois cenarios ou a china toma no cu ou o mundo toma no cu

                                                                                                    • Estão com medo do quanto dependem da China? %uD83E%uDD14

                                                                                                        Android

                                                                                                        Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                                        Android

                                                                                                        Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                                        Android

                                                                                                        Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

                                                                                                        Android

                                                                                                        Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020