LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Coronavírus: certos tipos sanguíneos têm mais chances de contrair a doença, afirmam cientistas

05 de março de 2021 17

Enquanto muitos países ao redor do mundo começam a voltar à normalidade, com o aumento do número de pessoas imunizadas ao COVID-19, o Brasil vive seu momento mais crítico desde o início da pandemia, já que o sistema de saúde está perto de colapsar e os números de óbitos são alarmantes.

Com a descoberta de novas cepas da doença, que são ainda mais contagiosas, um novo fator tem intrigado os cientistas e pode ser a esperança de encontrarem novas formas de tratar a doença.

De acordo com um estudo publicado na revista Blood Advances, o coronavírus (SARS-CoV-2) é particularmente atraído pelo antígeno do grupo sanguíneo A, encontrado nas células respiratórias.

Os pesquisadores se concentraram na proteína que se liga às células hospedeiras, na superfície do vírus, chamada domínio de ligação ao receptor (RBD).

A equipe analisou a interação do SARS-CoV-2 RBD com os glóbulos vermelhos e respiratórios nos tipos de sangue A, B e O.

Os resultados mostraram que o vírus tinha uma forte preferência para se ligar ao grupo sanguíneo A encontrado nas células respiratórias, mas não tinha preferência pelos glóbulos vermelhos do grupo A , ou outros grupos sanguíneos encontrados nas células respiratórias ou vermelhas.

A preferência do vírus de reconhecer e se ligar ao antígeno sanguíneo tipo A, encontrado nos pulmões de pessoas com essa tipagem, pode fornecer informações sobre a ligação potencial entre o grupo sanguíneo A e a infecção por COVID-19, de acordo com os autores do estudo.

Foto: Reprodução

“É interessante notar como o RBD viral prefere apenas o tipo de antígenos do grupo sanguíneo A que estão nas células respiratórias. Assumimos que é como o vírus está infectando a maioria dos pacientes”, disse o autor do estudo, Dr. Sean Stowell, da Brigham and Hospital da Mulher em Boston.

Confira também nosso relatório diário de novos casos e mortes no Brasil.

“O tipo de sangue é um desafio porque é algo hereditário e que não podemos mudar”, disse Stowell. “Mas se pudermos entender melhor como e quem o vírus ataca, poderemos encontrar novos tratamentos ou imunizantes. Só essa observação não responde todas as perguntas, mas pode explicar parte da influência do tipo sanguíneo na infecção por COVID-19.”

Você tem feito sua parte para ajudar a combater a propagação do novo coronavírus?


17

Comentários

Coronavírus: certos tipos sanguíneos têm mais chances de contrair a doença, afirmam cientistas
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

Android

Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020