LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Brasileiros criam máscara que "mata" o Coronavírus

08 de março de 2021 3

A situação da pandemia de Coronavírus no Brasil tem ficado cada vez pior, conforme podemos ver através de nossos relatórios diários. Por mais que as vacinas tenham vindo como uma esperança de retorno à normalidade, ainda falta muito para que possamos respirar aliviados.

Evitar aglomerações e o uso de máscaras, tem sido, desde o princípio, a principal forma de desacelerar a disseminação da doença, mas alguns pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) parecem ter encontrado uma nova ferramenta para ajudar nessa batalha.

Chamada de Projeto Égide, os pesquisadores iniciaram em 2020 o desenvolvimento de uma máscara que inativa o coronavírus, garantindo uma camada extra de proteção aos usuários.

Atualmente na fase de testes clínicos no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), a máscara é fabricada em três camadas com uma substância quitosana, retirada da casca de crustáceos, como camarões e lagostas, não necessitando de insumos importados para sua confecção.

Na teoria os materiais da máscara atraem o Sars-CoV-2 através de uma atração eletrostática, que faz com que o vírus "enxergue" a possibilidade de contaminação da célula do hospedeiro. Graças à quitosana, a membrana do novo coronavírus é envolvida e desintegrada. Isso faz com que o vírus perca sua capacidade de contaminação.


A fase atual de testes foi iniciada na última semana, onde unidades da máscara foram distribuídas aos profissionais da linha de frente de combate ao vírus, tais como prontos-socorros, enfermarias, atendimentos de UTI e entre outros. Após o uso, os profissionais devem depositar a máscara em um envelope lacrado, que será enviado para análise laboratorial.

Espera-se que os resultados do teste sejam divulgados no início do mês de abril. O projeto já foi aprovado pelo Comitê de Ética e, quando obtiver os resultados dessa última fase, será direcionada para a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Dificuldades no desenvolvimento

Apesar de ser uma ideia extremamente promissora, os pesquisadores enfrentaram muita dificuldade em fazer com que o projeto ganhasse vida, em grande parte por falta de incentivo financeiro.

Como alternativa para tentar acelerar o processo, o grupo chegou a promover uma vaquinha online (onde já arrecadaram quase R$ 50 mil), além de participar de algumas licitações públicas para obter financiamento.

Apesar de terem se submetido ao processo de licitação em maio de 2020, a pesquisa ainda não recebeu o valor prometido. A liberação está sob análise da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec).

Aline Midori, terapeuta ocupacional, servidora da UnB no campus de Ceilândia e professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação (PPGCR) é uma das participantes do projeto.

A pesquisadora ressalta que o estudo é complexo, por isso requer dinheiro para gerar e continuar a pesquisa.

Nós, pesquisadores, estamos tendo que adotar várias estratégias para lidar com isso, uma delas é tirar dinheiro do nosso bolso para dar continuidade e fazer a vaquinha.“

"Vamos tocar o projeto, não importa como. Embora a maioria de nós estejamos fazendo um trabalho voluntário, sem nenhum tipo de remuneração porque não temos financiamento nem mesmo para o desenvolvimento da pesquisa, todos estão se doando ao máximo para agilizar essa pesquisa, que já foi feita em tempo recorde mesmo com todos esses desafios”.

Além da vaquinha online, os interessados também podem ajudar através de doações via PIX pelo CPF: 825.716.001-68, da coordenadora do Projeto Égide, Suelia de Siqueira Rodrigues Fleury Rosa.

E você, ainda continua usando as máscaras e acha que o projeto dos brasilienses pode ajudar no combate à doença? Deixe um comentário!


3

Comentários

Brasileiros criam máscara que "mata" o Coronavírus
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

Android

Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020