LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Coronavírus: vacina nasal desenvolvida no Brasil terá testes iniciados ainda em 2021

10 de março de 2021 48

Atualmente há uma corrida pelas vacinas contra o coronavírus, pois elas são a forma mais eficiente de se evitar mais mortes e superlotação de hospitais. Anteriormente já noticiamos que a vacina nasal desenvolvida no Brasil deveria ser fabricada em breve e agora os testes com essa nova forma de imunização em humanos foram anunciados.

O anúncio foi feito pelo próprio governo pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações - MCTI. O novo imunizante ainda está sendo desenvolvido numa parceria entre professores Ricardo Gazinelli, da UFMG e Jorge Kalil, da USP. Os testes devem ser iniciados em humanos no segundo semestre de 2021.

O desenvolvimento da vacina nasal é financiado pelo MCTI com recursos extraordinários liberados por medidas provisórias de 2020 para o combate à COVID-19 que totalizam R$ 6 milhões.


A primeira testagem a ser iniciada no segundo semestre envolverá 140 pessoas, enquanto que a segunda fase não teve mais detalhes revelados, na terceira os testes durarão aproximadamente 4 meses e envolverão 500 voluntários na fase 3 com idade entre 18 e 59 anos com objetivo de atestar a segurança e eficácia da vacina.

A etapa de testes em animais já foi concluída com resultados promissores, que estão sendo analisados no momento para determinar fatores essenciais para testagem em humanos.

Também será avaliado quantas doses serão necessárias para atingir a maior efetividade possível do imunizante, que deve ajudar muito no combate ao coronavírus no Brasil.

Para gerar a resposta imunológica no organismo, a vacina nasal utiliza epítopos T, que é a menor parte da proteína spike do coronavírus, mas que não é capaz de causar qualquer dano no organismo.

Jorge Kalil explica como a vacina funciona da seguinte forma:

Essa vacina deve induzir uma resposta de anticorpos neutralizantes contra o SARS-CoV-2, enquanto também induz forte imunidade celular, incluindo linfócitos T CD8+ citotóxicos, que matam células infectadas, e T CD4+, que fornecem ajuda para a produção de anticorpos e respostas citotóxicas.

Segundo os responsáveis pelo desenvolvimento da vacina, o spray nasal é ideal para imunização, visto que o principal alvo do coronavírus é o sistema respiratório, onde há maior vascularização, permeabilidade para absorção da vacina, resposta imunológica significativa e ainda menor atividade enzimática em comparação com administração oral.

O doutor Ricardo Gazzinelli ainda afirma que a criação de uma vacina brasileira é uma questão de soberania nacional:

A demanda global por vacinas contra o novo coronavírus mostrou a fragilidade da dependência brasileira dos insumos e produtos disponíveis para combater a doença.

Por fim, também foi mencionado que o desenvolvimento deste novo imunizante pode abrir caminho para criação de vacinas contra outras doenças como leishmaniose, malária e doença de chagas, que muitas vezes não são priorizadas por países desenvolvidos.


48

Comentários

Coronavírus: vacina nasal desenvolvida no Brasil terá testes iniciados ainda em 2021
  • #LULA2022 vem aí, eu disse que ele seria inocentado, eu disseeee!!!

      • País maldito ao invés foca na vacina logo

          • Deixa de ser mongolóide. A vacina já está ai, pronta. Eles desenvolverem outras formas de combater o vírus não vai afetar em nada a vacina, só vai agregar.

            • Vim ver a briga !!!!

              • Em números absolutos, somos o 5° país que mais vacinou no mundo. Estamos atrás somente dos EUA, China, Índia e Reino Unido. Podemos melhorar ainda mais, a Fiocruz deve passar a produzir 1 milhão de doses por dia da vacina, mas tem a galerinha que gosta da narrativa/fake news de que o governo é contra a vacina, balela pura. Essa galerinha devia ir pra Venezuela se tratar com as "gotinhas milagrosas" do ditador Nicolas Maduro.

                  • Não se trabalha com números absolutos, jumento. Você acha que num país com 200 milhões, é de se vangloriar ter somente 8 milhões de vacinados? Me poupe.

                    • Lá tem vacina russa

                        • Até o ontem, eram 12.194 pessoas vacinadas na Venezuela, menos de 0,1% da população. Eu fico imaginando o Brasil com esse percentual ou o Bolsonaro anunciando "gotinhas milagrosas". Mas sabemos quem é genocida da mídia kkkkkk Narrativa é tudo!

                            • Oh os argumentos kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk mto gado

                                • Ué, os argumentos estão errados? Refute! Ah, e pra mim você também é gado do PT, PSOL, do Lula, da China, da narcoditadura do Maduro...

                                    • E o PT? E o Lula? Se não temos vacina é tudo culpa da Dilma e do Lula. Impeachment do Lula Já!!!

                                        • Kkkkkkk outra pérola típica do gado bolsonarista "e o pt e o lula?".

                                          Vc quer comparar um país continental como o Brasil, uma das maiores potências do mundo, com a Venezuela ? HAHAHAHAHAJAHAHHAHAAH.
                                          Patético

                                            • Verdade, a Venezuela já foi uma das maiores potências do mundo, graças ao petróleo, mas depois do Hugo Chaves... Pergunto, você também já era gado do Chaves ou só depois que os venezuelanos começaram a passar fome que você virou gado do Maduro?

                                                • KKKKKKKKKMKKKKKK MANO. Vc eh mto ignorante. Falando de Brasil, vc vem querer comparar com Venezuela, qual o nexo? Vc eh o gado premium gold maximum do bolsonaro, não muda mto das militâncias ignorantes defendendo marginal corrupto.

                                              • Irrefutável os dados dele, esse é o percentual de vacinação na Venezuela mesmo e ainda estavam fazendo banca de socorrer o Brasil

                                            • "Morte, invalidez, anomalia. Esta é a vacina que o Dória queria obrigar a todos os paulistanos tomá-la. O Presidente disse que a vacina jamais poderia ser obrigatória. Mais uma que Jair Bolsonaro ganha". Frase do lixonaro.

                                                • o Bolsonaro sempre criticou e agiu como negacionista da pandemia desde o começo. Desceu a letra na CoronaVac, dizendo que ia virar "chin... jacaré". Mas a mãe dele pode se vacinar com ela. Até agora o governo postergou o plano de vacinação diversas vezes; enrolou um monte com diversas oportunidades de compra. O bolsonaro ta cagando de medo, sabe que se o povo dor vacinado vai pra rua. E uma vez na rua ele perde mais popularidade, ai o presidente da câmara não tem motivo pra não avaliar os processos de impeachment. Foi assim que aconteceu antes, se tiver apoio popular nas ruas ele ta fodido. A gnt sabe que ele ´sempre foi um covarde, não ia nem em debates pq é um energumeno.

                                                    • Você vive em outro país? A coisa que mais Bolsonaro luta contra é lockdown, ele quer as pessoas na rua, trabalhando, se sustentando. Quem gosta de lockdown é funça público e filhinho de papai. Artista da Globo também prega #ficaemcasa, mas tá sempre dando um jeitinho de viajar, passear, jogar bola, sair de casa...

                                                        • Passa pano pra ele não jovem, é feio. Você está sugerindo que o mundo todo criticando o bolsonaro ta errado, mas ele ta certo? O pior cego e aquele que não quer ver, o cara ta cagando pra vc

                                                          • Você vive em outro país? A coisa que mais Bolsonaro luta contra é lockdown, ele quer as pessoas na rua, trabalhando, se sustentando. Quem gosta de lockdown é funça público e filhinho de papai. Artista da Globo também prega #ficaemcasa, mas tá sempre dando um jeitinho de viajar, passear, jogar bola, sair de casa...

                                                              • Tire a venda dos olhos amigo. Foi oferecido vacinas para o Brasil desde meados de agosto do ano passado e eu não to falando da coronavac. Foi oferecido 70 MILHÕES de vacinas pela Pfizer para ser entregues em dezembro, EM DEZEMBRO, ou seja, se ele tivesse aceito e o governo federal tivesse feito um plano de vacinação com antecedência, era pra hj ninguém tá falando em Lockdown. Infelizmente o que agente vê hj é completamente o contrário, com o vírus se espalhando mais do que nunca e gerando mortes e mais mortes e ainda com o risco de sofrer novas mutações e adquirir resistência contra a vacina, sendo este o pior cenário possível. E o Bolsonaro foi um dos protagonista que ajudou a construir essa situação.

                                                                  • Em julho/20, Trump já havia comprado TODAS as doses da Pfizer, em dezembro outras 100 milhões de doses, mas até ontem os EUA não tinham vacinado 93 milhões de pessoas. A Pfizer além de adiar entrega das doses na Europa no final de 2020 tem aquele problema da vacina ter que ficar refrigerada a 70 graus negativos, num país quente como o nosso...

                                                                • Deixa de ser burro, cara. Números absolutos não significam nada. Somos um dos piores em taxa de vacinação.

                                                                  Todo mundo sabe, Bolsonaro SEMPRE foi contra as vacinas. Tá se fazendo de esquecido, por que?

                                                                • A própria equipe que desenvolveu esse spray admite que a MELHOR SOLUÇÃO para eliminar a covid é a VACINA. Por isso que Israel NÃO PAROU DE VACINAR sua população. Bolsonaro tá mais uma vez tentando tirar o foco de não comprar vacinas em massa, ao mesmo que não deixando os governadores comprarem para seus Estados. Enquanto isso, mais de 1.000 pessoas morrem sem necessidade pela doença.

                                                                  • ainda?? até lá todo mundo já morreu

                                                                    • tomara por favor que de certo

                                                                        Android

                                                                        Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                        Android

                                                                        Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                        Windows

                                                                        Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                        Economia e mercado

                                                                        Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista