LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Coronavírus: vacina que protege durante toda vida com apenas uma dose é testada na França

31 de março de 2021 2

Ontem já falamos a respeito de um anticorpo bioespecífico que foi criado para combater o coronavírus, entretanto uma falha dessa estratégia são as mutações do Sars-CoV-2, que podem torná-la totalmente ineficaz. Pensando nisso, uma startup da França criou uma vacina de dose única que pode proteger por toda a vida contra todas as variantes do vírus. Entenda agora como isso é possível.

A nova forma de combate ao coronavírus criada pela Osivax tem um grande diferencial das vacinas e soluções já citadas: ela utiliza a parte interna do vírus chamada nucleocapsídeo ao invés da proteína spyke. A vantagem é que ela sofre menos mutações, dessa forma seria possível criar a chamada imunidade citotóxica, que pode proteger indivíduos por toda a vida com apenas uma dose.

A criação desta nova vacina foi derivada de uma pesquisa que já estava em andamento para criar um imunizante universal contra todos os vírus da gripe. Com o início da pandemia, os esforços se voltaram para o combate ao coronavírus.

Alexandre Le Vert, diretor e cofundador da empresa disse:

Quando a pandemia de Covid-19 começou, em 2020, imaginamos que os estudos usados na vacina contra a gripe poderiam ser potencialmente aplicados na Covid-19, já que os dois vírus são relativamente próximos.


No momento a vacina desenvolvida pela Osivax está em fase de testes pré-clínicos em animais, os testes em humanos devem começar somente no próximo ano. É esperado que a vacina gere poucos efeitos colaterais, visto que ela utiliza a técnica com proteínas recombinantes encapsuladas em nanopartículas para induzir a resposta imune.

Apesar da tecnologia dessa vacina ser muito promissora, Le Vert explica que é mais difícil induzir uma resposta imune com a parte interna do vírus. Entretanto, quando o sucesso no desenvolvimento dela for alcançado, ela poderá combater e impedir a replicação de praticamente qualquer variante do coronavírus no organismo.

Nossa ideia é trazer uma solução, que talvez não seja imediata, mas nos próximos anos, de uma vacina contra a gripe e a Covid-19 que previna contra todas as cepas. E que não tenhamos mais que nos preocupar com isso, que não tenhamos mais que nos vacinar todos os anos.

Vale dizer que a pesquisa da vacina universal contra a gripe continua em andamento, onde 400 pessoas já participam de testes da fase 2 de 3. Dessa forma, se os resultados forem conclusivos e apontarem uma eficácia alta, é possível que o imunizante de dose única para toda vida seja disponibilizado nos próximos anos.

Já a vacina universal contra o coronavírus deve demorar mais alguns anos para chegar ao mercado, visto que os testes em humanos devem ser iniciados somente no fim de 2022.


2

Comentários

Coronavírus: vacina que protege durante toda vida com apenas uma dose é testada na França
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

Android

Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020