LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Cientistas criam robôs capazes de encontrar suas próprias fontes de energia

06 de abril de 2021 0

Muitos robôs são uma maravilha criada pelo homem e permitiram que a humanidade avançasse mais rapidamente no âmbito da produção industrial, medicina e outras áreas, no entanto, muitos deles possuem autonomia limitada por precisarem de manutenção constante, bem como de uma fonte de energia contínua ou recarregável manualmente, mas um grupo de engenheiros de uma universidade da Pensilvânia parece ter encontrado uma forma de deixar os robôs ainda mais independentes.

James Pikul criou uma fonte de tensão ambientalmente controlada (ECVS), que produz energia quebrando e criando ligações químicas repetidamente. Por exemplo, quando estão em contato com superfícies metálicas, essa fonte de energia catalisa reações de oxidação do ar ao redor e alimentam o robô com os elétrons que são liberados. Isso faz com que as máquinas “sintam” onde está a fonte de energia e se movam até ela sem precisar de interferência humana.

Projeto dos robôs que sentem fonte de energia

Para se ter uma ideia do quão inteligente o mecanismo é, os engenheiros fizeram um teste em que limitavam o trajeto dos robôs com uso de fitas isolantes. O sistema então guiava os robôs pelo caminho centralizado, onde eles podiam ter contato direto com o alumínio e a fonte de energia era mais abundante.

A alimentação dos robôs é feita por meio das rodas em contato com a superfície. Elas são acionadas por unidades ECVS diferentes que reagem de acordo com o material encontrado durante o percurso, a diferença dos sinais emitidos em cada roda cria uma espécie de navegação rudimentar que é capaz de guiar o robô até a próxima fonte de energia.

O estudo foi inspirado em animais como as formigas, que se alimentam por meio de ligações químicas presentes na comida encontrada no meio em que vivem. Assim como na natureza, os robôs movidos pelas ECVS também são capazes de superar obstáculos, encontrar e distinguir suas próprias fontes de "alimento", analisando o que é mais “nutritivo” do ponto de vista energético.

Inspiração nas formigas

Apesar de ainda estar nos estágios iniciais, o projeto é bem ambicioso e visa criar robôs que possam caminhar em locais perigosos e de difícil acesso para os humanos, tais como deslizamentos, além de carregarem suprimentos e outros equipamentos sem se preocupar com o peso da bateria.

O fato desses robôs também utilizarem reações químicas como fonte de energia e não uma bateria em si também pode ser uma ótima forma de preservar o meio ambiente.

Gostou da novidade?


0

Comentários

Cientistas criam robôs capazes de encontrar suas próprias fontes de energia
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

Android

Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020