
Curiosidade 07 Abr
07 de abril de 2021 5
A pandemia de coronavírus continua assolando o território brasileiro, com aumento significativo de casos nos últimos tempos. As principais causas do crescimento exponencial da doença são as variantes do vírus que tomaram forma no Brasil e uma das grandes preocupações decorrentes da situação é a eficácia das vacinas já desenvolvidas sobre os novos formatos da Covid-19.
Um estudo feito com mais de 67 mil profissionais de saúde de Manaus, no Amazonas, comprovou que a vacina CoronaVac tem 50% de eficácia contra a variante brasileira P.1, que foi primordialmente descoberta na capital amazonense. De acordo com dados preliminares, a efetividade do imunizante foi confirmada 14 dias após a injeção da primeira dose.
A pesquisa foi realizada pelo grupo Vebra Covid-19, que envolve pesquisadores de instituições nacionais e internacionais e servidores da secretaria de saúde do estado do Amazonas e de São Paulo, além das secretarias da saúde dos municípios de Manaus e São Paulo. O grupo também tem apoio da Organização Panamericana de Saúde (Opas).
O estudo analisou o impacto do imunizante nos profissionais que tiveram diagnóstico confirmado de coronavírus. Os dados relativos à efetividade completa, com as duas doses, ainda estão sendo coletados e podem comprovar uma eficácia ainda maior.
Recentemente, a variante sul-africana do coronavírus foi identificada pela primeira vez no Brasil em uma amostra coletada em Sorocaba (SP). De acordo com cientistas, ela é mais transmissível e tem maior capacidade de fugir do sistema imune das pessoas infectadas. As vacinas de Oxford e AstraZeneca não demonstraram eficácia contra a nova cepa.
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular
Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020
Comentários