LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Coronavírus: estudo aponta que CoronaVac é eficaz contra variante brasileira de Manaus

07 de abril de 2021 5

A pandemia de coronavírus continua assolando o território brasileiro, com aumento significativo de casos nos últimos tempos. As principais causas do crescimento exponencial da doença são as variantes do vírus que tomaram forma no Brasil e uma das grandes preocupações decorrentes da situação é a eficácia das vacinas já desenvolvidas sobre os novos formatos da Covid-19.

Um estudo feito com mais de 67 mil profissionais de saúde de Manaus, no Amazonas, comprovou que a vacina CoronaVac tem 50% de eficácia contra a variante brasileira P.1, que foi primordialmente descoberta na capital amazonense. De acordo com dados preliminares, a efetividade do imunizante foi confirmada 14 dias após a injeção da primeira dose.

A pesquisa foi realizada pelo grupo Vebra Covid-19, que envolve pesquisadores de instituições nacionais e internacionais e servidores da secretaria de saúde do estado do Amazonas e de São Paulo, além das secretarias da saúde dos municípios de Manaus e São Paulo. O grupo também tem apoio da Organização Panamericana de Saúde (Opas).

O estudo analisou o impacto do imunizante nos profissionais que tiveram diagnóstico confirmado de coronavírus. Os dados relativos à efetividade completa, com as duas doses, ainda estão sendo coletados e podem comprovar uma eficácia ainda maior.

Recentemente, a variante sul-africana do coronavírus foi identificada pela primeira vez no Brasil em uma amostra coletada em Sorocaba (SP). De acordo com cientistas, ela é mais transmissível e tem maior capacidade de fugir do sistema imune das pessoas infectadas. As vacinas de Oxford e AstraZeneca não demonstraram eficácia contra a nova cepa.


5

Comentários

Coronavírus: estudo aponta que CoronaVac é eficaz contra variante brasileira de Manaus
  • Mas se é uma variante a lógica n seria a vacina ser eficaz (não 100%, longe disso)? Mesmo que seja apenas uma parte do código genético do vírus já seria uma boa ajuda pra quem tivesse contato.
    N encontrei em outras matérias, mas alguém saberia dizer, em porcentagens, o quão diferente são essas variações do vírus?

      • Excelente notícia.
        E também foi noticiado que os profissionais de saúde de SP que foram vacinados com a Coronavac conseguiram quase 75% de imunização.
        E 100% sem precisar internação.

          • kkkkkkkkkk....a vacina chinesa que só é aplicada no Brasil por pura politicagem , porque o resto do mundo passa longe desse veneno kkkkkkkkkkkkkkkk !

            Android

            Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

            Android

            Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

            Windows

            Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

            Economia e mercado

            Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista