LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Covid-19: OMS alerta que a vacinação não é suficiente para combater a doença

14 de abril de 2021 7

Com aproximadamente 780 milhões de doses administradas desde o início da vacinação, a Covid-19 não deixa de preocupar as organizações de saúde. À luz do número crescente de casos e o surgimento de variantes perigosas, a OMS declarou que as vacinas, apesar de vitais e poderosas, não são a única ferramenta para combater o coronavírus.

O chefe da Organização Mundial da Saúde, Tedro Adhanom Ghebreyesus, declarou na última segunda-feira (12) em conferência virtual que "não defende lockdowns intermináveis", tendo em vista que mesmo os países que já têm controle sobre a doença adotaram uma combinação de medidas ágeis e baseadas em evidências.

Em alguns países, apesar da transmissão contínua, restaurantes e boates estão lotados, mercados estão abertos com poucas pessoas tomando as devidas precauções. Alguns parecem acreditar que, se são relativamente jovens, não importa se eles forem acometidos pela Covid-19.

As falas de Ghebreyesus se relacionam diretamente com o crítico cenário brasileiro, que observou o aumento de casos em pessoas mais jovens, assim como o número de mortes. O chefe da OMS acrescenta que muitas pessoas jovens estão morrendo, e ressaltou que as consequências a longo prazo da infecção são desconhecidas para aqueles que sobrevivem.

A vacinação inconsistente pode dar origem a variantes que agravam a situação.

Apesar da eficácia dos imunizantes, o número de casos segue em alta por semanas consecutivas e pode ser atribuído à confiabilidade excessiva de que as vacinas são a única e melhor solução. O fato é que indivíduos imunizados podem ser infectados pelo vírus, e seu corpo hostil ao patógeno pode fazer com que ele evolua para uma perigosa variante que, por sua vez, poderia escapar dos efeitos do imunizante caso seja transmitido a outra pessoa.

Ainda, Ghebreyesus aborda que a inconsistência nas medidas de saúde pública e sua aplicação estão levando a Covid-19 a um alto grau de transmissão, custando vidas. Somadas às fake news, atitudes contraproducentes para o avanço do combate ao coronavírus são observadas constantemente. "É necessária uma abordagem consistente, coordenada e eficaz", comenta o líder.

A organização afirma que, até o momento, não existem medicamentos com eficácia total em resposta ao vírus. Em destaque, o Remdesivir é fortemente debatido para que seja implementado como opção de tratamento. Apesar de não ser recomendado pela OMS, tendo em vista que sua verdadeira eficácia ainda é desconhecida, foi aprovado para uso emergencial pela Anvisa no mês passado.

A pandemia está longe de acabar, mas temos razões para manter o otimismo. A queda nos casos e mortes durante os dois primeiros meses do ano mostra que o vírus e suas cepas podem ser contidas.


7

Comentários

Covid-19: OMS alerta que a vacinação não é suficiente para combater a doença
  • As consequências a longo prazo da infecção são desconhecidas para aqueles que sobrevivem? E para os vacinados? São conhecidas, por acaso?

      • N sabemos, mas nem por isso vamos ficar parado esperando o pior, temos q tentar neh, se salva 1 ja ta bom

          • A vacina seguiu um protocolo rígido (exigido pelas instituições envolvidas) para apresentar algo com menor risco possível para o ser humano. Não esqueça que vacina não se faz do dia para a noite. O que fizeram foi um espécie de solução imunizante temporária. Efeitos colaterais? Espero muitos. Mas, neste presente momento, é o que temos para tentar frear o vírus.

            • Mas nós temos a...

              Cloroquina, Cloroquina, Cloroquina tem no SUS, não sei se funciona, é o que a gente deduz...

              Agora leia pensando na música Florentina, do Tiririca.

              Android

              Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

              Android

              Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

              Android

              Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

              Android

              Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020