LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Projeto de Lei determina que celulares roubados sejam rastreados pelo IMEI no Brasil

22 de abril de 2021 8

Um estudo realizado recentemente pelo Departamento de Pesquisas em Economia do Crime da FECAP já apontou que o roubo de celulares aumentou com a flexibilização da quarentena no Brasil. Agora, um Projeto de Lei visa permitir que celulares roubados sejam rastreados pelo código IMEI, com intuito de desmotivar a ocorrência deste crime no Brasil.

O autor do PL 118/2021 é o deputado Boca Aberta do Pros/PR, que argumenta que o bloqueio dos celulares roubados ou furtados não tem sido o suficiente para evitar este tipo de ocorrência. Segundo ele, os ladrões já encontraram uma forma de desbloquear os aparelhos para uso e revenda ilegal.

O deputado comentou:

A minha proposta é criar um sistema que permita o rastreio dos aparelhos com a identificação contida em cada celular.


São necessárias apenas duas condições para que o aparelho possa ser rastreado: que ele esteja ligado e tenha o GPS ativo. Dessa forma, basta utilizar o IMEI (International Mobile Equipment Identity), que é um código único para cada aparelho no mundo, para localizar o telefone. Este código já é utilizado atualmente para bloquear dispositivos roubados e furtados com a apresentação da nota fiscal.

O Projeto de Lei 118/2021 ainda será analisado em caráter conclusivo pela Câmara dos Deputados e pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Logo após estes processos, o PL será colocado em votação no plenário.

Saiba mais


8

Comentários

Projeto de Lei determina que celulares roubados sejam rastreados pelo IMEI no Brasil
  • Agora que o celular é quase o RG e o cartão do banco da pessoa, está na hora de fazerem algo diferente né?

      • O problema não é nem esse... Primeiro que alguns celulares podem ser rastreados, mas a polícia pouco liga pra sua ocorrência. Outra que os bandidos já sabem como bloquear acesso ao GPS, primeira coisa que fazem quando roubam é desligar, e depois levar no camarada, ou seja, aquele aparelho não vai ver a cor do GPS até o "procedimento". E por último, hackers já sabem formas de bular o sistema do IMEI, fazendo com que o aparelho mostre um número válido de outro aparelho.

          • O pobre do ladrão só esta ajudando a economia. Afinal, quando uma pessoa é roubada ela acaba comprando um celular novo, com um preço maior. Ainda acho que celular deveria começar a ser como um carro ou moto(o preço ja é) com a necessidade de passar para o nome da pessoa que comprou. Não sei se isso é possivel, não acabaria com roubo para usar peças, mas diminuiria um pouco. Tem que lembrar que celular hj em dia é algo muito pessoal, com acesso a bancos, documentos, pagamentos, etc.

              • Nossa acho que esse deputado é um gênio, no mundo inteiro até hoje só ele pensou nisso!!! Precisamos esconder ele da Nasa e da CIA!! Quanta estupidez... Essa é aquela famosa ideia que é óbvia demais para ser boa de verdade... Eu é que não quero um software do governo no meu celular pronto pra rastrear. Seja um governo ptista, bolsonaro ou qualquer outro. Óbvio que isso vai ser mal usado, o governo não tem competência nem pra cuidar dos dados do SUS (que você pode comprar de um hacker em qualquer lugar). Não tem competência nem pra encontrar e punir quem vazou dados de milhões de brasileiros em janeiro e março desse ano. Imagina pra gerenciar celular roubado por meio de gps. Piada, não vai passar nunca esse projeto, e daí vai vir o gado dizendo que eles até tentaram combater a criminalidade, mas a corrupção/o STF/o congresso/o papai Noel não deixaram o mito trabalhar. Devíamos estar preocupados em acabar com a desigualdade logo, sem ela não vai mais ter ladrão de celular.

                  • Problema é mais cultural do que qualquer outro coisa, se engana quem acha que sem desigualdade não existiriam mais ladrões. Até em Paris e Londres hoje os roubos viraram um problema, ser der mole vai ser roubado como muitos brasileiros já foram por lá. Agora deixa um celular dando sopa no Japão para ver se vão roubar, pelo contrário vão pegar para te devolver.

                      • Amigo concordo que tem questão cultural envolvida, mas não acho que isso seja majoritário no tema dos roubos. Paris e Londres têm muitos roubos justamente por causa da desigualdade, são cidades muito grandes e que parecem super desenvolvidas, mas na verdade também tem periferias de pessoas que não conseguem trabalho na cidade e acabam recorrendo a roubos (sobretudo por ter muito turista dando sopa com celular achando que é primeiro mundo e ninguém vai roubar)

                      • Deveriam ter feito (já fazem mas não é lei) isso diante a tantos impostos que pagamos. O Brazil ainda vive o seu descobrimento enquanto lá fora estão a anos luz disso.

                          • a coisa mais sensata a se fazer

                              Android

                              Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                              Android

                              Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                              Windows

                              Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                              Economia e mercado

                              Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista