LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Mudanças à vista: Google apresenta nova seção de segurança e transparência para a Play Store

06 de maio de 2021 0

O Google está claramente direcionando esforços para garantir a segurança dos usuários do Android. Depois de anunciar que a verificação de dois passos para acesso às contas da empresa será obrigatória em breve e de deletar mais de 700 mil apps da loja de aplicativos por violarem políticas, a Gigante de Buscas comunicou que a Play Store terá uma nova seção de segurança.

A companhia afirmou que a adição será responsável por “ajudar as pessoas a entenderem os dados que um aplicativo coleta ou compartilha, se os dados estão seguros e outros detalhes adicionais que impactam privacidade e segurança.”

A novidade funciona de modo similar aos rótulos de privacidade da Apple, uma exigência da gigante de Cupertino anunciada com o sistema operacional iOS 14.

Com a introdução dessa seção de segurança, o Google pretende aumentar transparência, permitindo que usuários estejam sempre cientes a respeito do que instalam nos smartphones.

A novidade será introduzida de acordo com o calendário abaixo. No primeiro trimestre de 2021, o pré-anúncio da mudança foi realizado. Em breve, a política que regulamenta a seção será disponibilizada.

Até o final deste ano, os desenvolvedores já poderão começar a enviar informações para o Google Play Console e, no início de 2022, os usuários já começaram a ver a nova seção em ação. Todos os apps devem estar atualizados até o segundo trimestre do ano que vem.

Imagem: Reprodução

Esse passo é especialmente importante no momento, visto que os ataques cibernéticos, vazamento de dados, como os do Clubhouse e Facebook, e processos por uso indevido de dados têm aumentado consideravelmente.

E nesse último caso não só se pode citar o TikTok, que enfrenta ação judicial no Reino Unido, mas também o próprio Google, que foi processado por rastrear uso privado da internet.

Em janeiro deste ano, um malware infiltrado na Play Store burlou o sistema de segurança e foi baixado 10 mil vezes. Um vírus forjava assinaturas de serviços por comissões, enquanto outro se disfarçava de app de segurança para roubar dados e controlar celulares. Definitivamente não é à toa que um a cada oito celulares Android usados no Brasil está contaminado com algum malware.

O Google afirmou que os desenvolvedores de aplicativos aprovam a chegada da nova seção de segurança, concordando que os usuários devem ter transparência e controle sobre os próprios dados. Como parte disso, cinco novos elementos serão introduzidos à Play Store. A empresa vai deixar claro quando o app possui práticas de segurança, como criptografia.

Além disso, dirá se o aplicativo segue políticas familiares e se precisa de algum dado específico para funcionar ou se você tem a opção de não compartilhar determinadas informações. Também esclarecerá se a seção de segurança do app é verificada por terceiros independentes.

Por fim, a nova atualização de segurança deixará o usuário saber de antemão se o aplicativo permite a exclusão de dados em caso de desinstalação. O Google, a propósito, solicitará que os desenvolvedores compartilhem que tipo de informações são coletadas e armazenadas.

Com a mudança, a finalidade de dados coletados para uso em cada app da Play Store deverá ser esclarecida.

Assim, detalhes como o armazenamento de localização, informações pessoais como nome e endereço, fotos e vídeos, arquivos de áudio e afins deverão ser comunicados. Além disso, a finalidade desses dados deverá ser esclarecida, isto é, para qual funcionalidade o aplicativo utiliza tais dados.

A política que regulamenta essa nova seção de segurança requer que desenvolvedores apresentem informações completas, caso contrário terão que consertar as informações. Essa mudança será aplicada a todos os aplicativos presentes na Play Store, incluindo os apps do Google.

O que você achou da novidade? Acredita que melhorará a segurança dos usuários do Android?


0

Comentários

Mudanças à vista: Google apresenta nova seção de segurança e transparência para a Play Store
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Asus

ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas