LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Coronavírus: Ministério da Saúde adquire mais de 100 milhões de doses da vacina da Pfizer

14 de maio de 2021 39

Confirmando o noticiado anteriormente, o Ministério da Saúde divulgou hoje a assinatura de um contrato para a compra de um novo lote de mais de 100 milhões de doses da vacina desenvolvida pela Pfizer em conjunto com a BioNTech. Confira agora quando estas doses devem chegar ao Brasil e como a vacinação deve proceder.

As negociações com a Pfizer demoraram a avançar nos últimos meses, mas agora finalmente o Ministério da Saúde anunciou o contrato firmado com a empresa para o fornecimento das mais de 100 milhões de doses, que de acordo com o extrato de dispensa de licitação publicado no Diário Oficial da União deve ter custado R$ 6,6 bilhões.

Infelizmente o governo não divulgou detalhes a respeito da negociação que ocorreu nos últimos dias, mas o ministro da Saúde afirmou que o objetivo é vacinar toda a população adulta até o fim de 2021.


O contrato foi assinado após o depoimento de Carlos Murillo, ex-presidente da Pfizer, à CPI da Covid-19, onde ele afirmou que a empresa enviou 5 propostas de contrato ao governo brasileiro em 2020 ofertando 70 milhões de doses de vacina, todas rejeitadas pelo Ministério da Saúde. Se o governo tivesse aceitado alguma delas, já teríamos o imunizante desde dezembro.

A justificativa para a rejeição, segundo Eduardo Pazuello, que era ministro da Saúde na época, foram as cláusulas impostas pela Pfizer, que foram consideradas injustas pelo governo. Porém, a empresa afirmou que elas eram as mesmas adotadas em negociações com outros países naquele momento.

Este será o segundo contrato firmado com o governo com a Pfizer, onde o primeiro já envolveu 100 milhões de doses de vacina que serão entregues até setembro e já começaram a ser distribuídas em abril. Já o novo lote adquirido hoje deve ser entregue entre setembro e dezembro.

Até o momento, 11,7% da população brasileira foi vacinada com duas doses de imunizante, o que equivale a 18,8 milhões de pessoas. A vacina da Pfizer deve ser administrada em duas aplicações com intervalo de 3 meses entre elas.


39

Comentários

Coronavírus: Ministério da Saúde adquire mais de 100 milhões de doses da vacina da Pfizer
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista