LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Coronavírus: Fiocruz e Butantan receberão IFA para vacinas na próxima semana, diz Ministério da Saúde

17 de maio de 2021 11

O anúncio de que mais dois lotes de IFA para produção de vacinas serão recebidos na próxima semana foi feito por Rodrigo Cruz, secretário-executivo do Ministério da Saúde. Segundo Cruz, os dois lotes serão destinados à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e ao Butantan para produção de 18 milhões de doses da vacina de Oxford e da Coronavac, respectivamente.

Os dois primeiros lotes destinados a Fiocruz devem chegar no sábado (22) e serão suficiente para produzir 18 milhões de doses da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford em colaboração com a farmacêutica AstraZeneca.

O composto IFA é originário da China e é essencial para o envasamento de novas doses, pois a Fiocruz já anunciou que o processo deve ser interrompido nesta semana por falta de matéria-prima, o que já ocorre desde a semana passada no Butantan pelo mesmo motivo.


O embarque dos lotes será feito na China dia 21 com previsão de chegada ao Brasil no dia seguinte:

A boa notícia é que hoje recebi a confirmação de que esses dois lotes vão ser embarcados no dia 21 de maio. Então, é uma quantidade suficiente para produção de aproximadamente 18 milhões de doses.

Já o Butantan deve receber o composto IFA em 25 de maio, mas esta data ainda precisa de uma confirmação por parte da fornecedora Chinesa, que ainda precisa de aprovação do governo chinês para realizar o envio.

Vale dizer ainda que o governador de São Paulo, João Doria, ainda pontuou que o atraso no fornecimento foi causado por uma "questão política e diplomática" envolvendo os recentes ataques de Bolsonaro e sua família à China, conforme já foi admitido em janeiro pelo próprio governo. Por outro lado, o governador continua confiante de que o composto IFA deve ser liberado para envio em breve.

A Fiocruz tem um contrato com o Ministério da Saúde para entregar 104,5 milhões de doses de vacina, sendo que 30,1 milhões delas já foram recebidas pelo ministério. Já o Butantan tem um contrato de 100 milhões de doses, das quais 47,2 milhões da Coronavac já foram fornecidas. Juntas, ambas as vacinas Coronavac e de Oxford compõem 99% das doses aplicadas até o momento, enquanto a Pfizer é responsável por 1% do total.

Falando em Pfizer, o Ministério da Saúde recentemente assinou um contrato para o fornecimento de mais de 100 milhões de doses do imunizante que devem ser entregues entre setembro e dezembro de 2021.


11

Comentários

Coronavírus: Fiocruz e Butantan receberão IFA para vacinas na próxima semana, diz Ministério da Saúde
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

Android

Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020