LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Covid-19: empresário brasileiro recebe primeiro transplante de pulmão bem-sucedido após infecção

18 de maio de 2021 4

Os protocolos de tratamento das complicações causadas pelo coronavírus estão em constante mudança, visto que se trata de um patógeno sob poucos conhecimentos dos especialistas. As abordagens hospitalares consistem em administração de medicamentos e procedimentos de oxigenação artificial, mas alguns médicos do Hospital Israelita Albert Einstein foram além.

Na última sexta-feira (14), o empresário alagoano José Hipólito Correia Costa, de 61 anos, celebrou três meses de seu inédito transplante de pulmão bem-sucedido após ser infectado pelo vírus e desenvolver complicações que, segundo os médicos, poderiam ter levado o paciente a óbito sem a intervenção.

José Hipólito Correia Costa com seus filhos, Artur e Alice, após o procedimento. (Arquivo pessoal)

Ao nível global, foram documentados apenas 50 procedimentos desta natureza desde o início da pandemia. No Brasil, um paciente havia recebido um pulmão transplantado, porém não sobreviveu. Desta forma, Costa é considerado o primeiro brasileiro a receber um transplante bem-sucedido após apresentar um quadro grave de Covid-19.

O feito inédito levou dez horas e envolveu sete profissionais sob a liderança do Dr. Marcos Samano, cirurgião torácico do hospital. O paciente estava conectado à Membrana de Oxigenação Extracorpórea (Ecmo) antes da cirurgia e, formando um caso incomum, foi conectado a uma segunda máquina simultaneamente para a respiração artificial durante o transplante.

O empresário havia sido internado em outubro, um período de sete meses dos quais permaneceu 88 dias respirando através dos aparelhos após seu quadro ser agravado por uma infecção bacteriana que comprometeu 85% de seus pulmões. O transplante ocorreu no dia 14 de fevereiro deste ano.

Questões éticas

O procedimento levantou debates a respeito da priorização de um paciente acometido por uma doença sem grandes domínios dos especialistas. A título de informação, na época, outros 35 pacientes aguardavam transplante pulmonar no Albert Einstein; no estado de São Paulo, mais de cem pacientes padecem do mesmo problema.

A Câmara Técnica de Transplante de Pulmão, responsável pelas discussões sobre a prioridade de determinados pacientes aptos a receber esse tipo de intervenção, autorizou a cirurgia diante ao fato de que o empresário mantinha hábitos saudáveis e, apesar da infecção pulmonar, seus outros órgãos não haviam sido comprometidos.

É um procedimento de alta complexidade, que exige que o paciente tenha condições mínimas de fazê-lo. Ao fazer um transplante sem grandes chances de dar certo, você não só mata o paciente como mata também aquele outro da lista que não teve a possibilidade de ser transplantado.

José Eduardo Afonso Júnior
Coordenador do Programa de Transplantes

A recuperação do paciente exigiu muita dedicação. Casos graves de Covid-19 costumam deixar sequelas neurológicas recorrentes nas pessoas, que apresentam confusão mental, falta de concentração e até mesmo insônia.

Para mais, a perda muscular após longos períodos em terapia intensiva e o rebaixamento do nível de consciência causado pelo uso de imunossupressores (medicamentos que bloqueia o sistema imunológico para evitar rejeição pós-transplante) foram pontos preocupantes, mas o paciente mostrou boa resposta, conforme aponta o coordenador do transplante.

"Quero caminhar na Ponta Verde, Pajuçara, Jatiúca, que é o que eu adoro na vida. E quero voltar a fazer o Caminho de Santiago ainda este ano", disse o paciente em nota à Folha de São Paulo. O Hospital Israelita Albert Einstein, em vista do sucesso do procedimento e boa recuperação do paciente, deve seguir com esse tipo de abordagem em outros acometidos pelo coronavírus.


4

Comentários

Covid-19: empresário brasileiro recebe primeiro transplante de pulmão bem-sucedido após infecção
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

Android

Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020