Segurança 14 Mai
Mais um acidente que envolve o uso do piloto automático da Tesla aconteceu na última semana, nos Estados Unidos. Desta vez, um Model S 2015 colidiu contra uma viatura da polícia no condado de Snohomish, em Washington.
O sistema Autopilot da Tesla, que permite a direção autônoma do veículo, está sempre em evidência e, algumas vezes, está relacionado a acidentes de trânsito. Como vimos no mês passado, o recurso pode ter sido a causa da morte de duas pessoas no Texas.
Agora, o caso mais recente aconteceu no último sábado (15) e fez com que o automóvel colidisse com um carro da polícia, que estava estacionado. De acordo com os relatos, no momento do acidente — por volta das 18h40 do horário local — o oficial atendia uma ocorrência próxima à viatura, que ainda estava com as luzes de emergência acesas.
O condutor do veículo não foi preso e levou apenas uma multa. Em explicação à polícia, o motorista disse que imaginou que o carro pudesse se locomover sozinho.
É importante lembrar que a própria Tesla — bem como as autoridades de regulamentação — orientam que sempre tenha um motorista atento à direção dos veículos, mesmo com o sistema de piloto automático ativado. “Este é um grande lembrete de que os veículos podem ter piloto automático para ajudar, mas não se pode confiar neles para levá-lo com segurança de um destino para o outro”, destacou o gabinete da Patrulha de Washington em uma publicação no Facebook.
De acordo com a polícia, não houve feridos no acidente, mas a viatura sofreu danos significativos com o impacto.
Comentários