LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Problemas na saúde mental podem aumentar casos de doenças físicas durante a pandemia

19 de maio de 2021 3

A pandemia de coronavírus mudou radicalmente o dia a dia da humanidade e impactou diversos setores. Turismo e economia foram drasticamente afetados, estudantes e trabalhadores precisaram se adaptar ao cumprimento de tarefas de maneira virtual, e até mesmo o setor tecnológico pressionado pela alta demanda, resultando em uma séria escassez de chips.

Mas outro impacto preocupante da pandemia ocorre na saúde mental da população mundial. Em meio à imposição de isolamento social e uma realidade dura, marcada por uma doença mortal, especialistas têm observado o aumento de casos de transtornos psicológicos e de doenças orgânicas associadas.

Em entrevista ao CanalTech, a psicoterapeuta somática Maria del Mar reafirma a importância do zelo pela saúde mental, dada a relação com a saúde física:

Sem dúvida o desequilíbrio da saúde mental tem sido agora uns dos efeitos mais terríveis que estamos enfrentando. Deixo um alerta importante: temos que ter maior atenção não só com a saúde física, com a imunidade do corpo, mas com tudo o que acontecendo colateralmente.

De acordo com a psicoterapeuta, as patologias evoluíram durante a pandemia e as doenças físicas estão ligadas a distúrbios psicológicos e emocionais. A psicoterapia somática enxerga o corpo como um campo informacional, portanto a maioria das patologias são frutos de circunstâncias integradas: físicas, mentais e genéticas.

Com o prolongamento dessa situação de estresse, a quantidade de indivíduos afetados mentalmente e que precisaram de atendimentos em consultórios chegaram a níveis alarmantes.

As tentativas de suicídio, casos de depressão, ansiedade e ataques de pânico aumentaram assim como os registros de doenças físicas relacionadas. E para a especialista, duas das principais causas são o negacionismo e excesso de medicamentos.

Caso você esteja enfrentando pensamentos intrusivos e precisando de apoio emocional, entre em contato com o Centro de Valorização da Vida (CVV) através do número 188 ou pelo site da entidade. Não hesite em procurar ajuda — converse com um amigo e cogite falar com um profissional especializado.


3

Comentários

Problemas na saúde mental podem aumentar casos de doenças físicas durante a pandemia
  • Excesso de medicamentos sempre será prejudicial a saúde, seja física ou mental. Agora eu só não consigo associar o negacionismo a tentativas de suicídio, casos de depressão, ansiedade e ataques de pânico.

      • Verdade... Esses dias parei para assistir noticiário na TV, Globo e Record. Meu Deus!! Muita notícia ruim, muita tragédia, muitas mortes! Quando desliguei a TV, eu juro, tava sentindo dor no peito e uma sensação muito ruim no corpo todo! Fiquei sem apetite e bastante fadigado! Tudo que afeta nossa mente, afeta diretamente o nosso corpo!

          Android

          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

          Android

          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

          Android

          Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

          Android

          Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020