LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Índia declara epidemia após registrar casos mortais de "fungo negro" decorrentes da Covid-19

20 de maio de 2021 50

A Índia determinou que todos os estados devem declarar estado de epidemia após observar um aumento de casos mortais de uma rara infecção causada por uma ordem fúngica segregada como "fungos negros", que atinge principalmente os pacientes recuperados ou em recuperação da Covid-19.

A declaração foi dada nesta quinta-feira (20) por Lav Agarwal, secretário conjunto do Ministério da Saúde da Índia, que protocolou a ordem aos 28 estados do país para que tratassem os casos com a mesma sensibilidade de uma epidemia.

Os fungos da ordem Mucorales podem ser fatais para os indivíduos com problemas imunológicos.

Não é especificada a quantidade de casos registrados em todo o país, que também sofre com uma onda de novos casos de infecção pelo coronavírus, fazendo dezenas de milhares de vítimas fatais.

Na última semana, o ministro da saúde do estado de Maharashtra, Rajesh Tope, relatou cerca de 1,5 mil casos de infecção fúngica em hospitais da região. Em um dos hospitais da capital, foram registrados 24 casos em dois meses — em contraste, apenas seis registros foram dados durante todo o ano de 2020.

O medicamento Anfotericina B, injeção intravenosa usada para combater o fungo, enfrentou uma grande escassez no estoque devido ao aumento de casos, mesmo que seja fabricado massivamente por diversas empresas farmacêuticas indianas.

Mucormicose: o que é?

Causada pelos fungos da ordem Mucorales, a mucormicose é uma infecção rara que possui alta taxa de mortalidade — em torno de 50% — e compromete a região dos olhos, nariz, pulmões, pele e até mesmo o cérebro do paciente, além de existir um risco potencial de infecção generalizada.

É interessante notar que essa ordem de fungos é onipresente em todas as regiões do mundo. O próprio bolor nos alimentos é causado por esse grupo, e sua inalação é cotidiana. Por outro lado, pessoas com o sistema imunológico debilitado ou fragilizado por algum fator — no atual caso, a Covid-19 — podem desenvolver sérias complicações devido ao patógeno.

Os médicos envolvidos nos caso relatam que precisaram remover os olhos e ossos da mandíbula dos pacientes acometidos pela infecção para evitar que atingisse o cérebro. "Tirar o olho dela para salvar a vida dela: é assim que essa doença funciona", relembrou o Dr. Akshay Nair, oftalmologista que atendeu uma paciente infectada pelo fungo.

Ainda é infundado afirmar que essa infecção se relacione, de alguma forma, às cepas indianas do coronavírus. Por ora, o ministério da saúde do país acompanhará o que está acontecendo em cada um dos estados para analisar e optar pela melhor integração de tratamento.


50

Comentários

Índia declara epidemia após registrar casos mortais de "fungo negro" decorrentes da Covid-19
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

Android

Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020