LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Covid-19: atividades físicas podem potencializar eficácia das vacinas e reduzir risco de casos graves

25 de maio de 2021 16

Com frequência, é comentado que as atividades físicas são essenciais para contribuir com o sistema imunológico, além de conferir diversos benefícios para a circulação sanguínea, resistência dos ossos e até mesmo impactos positivos na saúde mental.

Com essa premissa, os especialistas da saúde desenvolvem estudos para analisar a relação dos exercícios físicos com a resposta imunológica do corpo humano contra o coronavírus. Sebastian Chastin, professor da Universidade Caledônia de Glasgow, promoveu um estudo para concluir que as atividades podem potencializar a eficácia das vacinas em até 40%.

Medidas de restrição levaram as pessoas a realizarem atividades físicas em casa durante a pandemia.

As análises consistiram em revisar quase 17 mil estudos publicados nos últimos quarenta anos por imunologistas e epidemiologistas de renome mundial. De acordo com a pesquisa, uma média de 150 minutos de atividades físicas semanais de intensidade moderada podem refletir significativamente na reação do corpo contra a doença causada pelo SARS-CoV-2.

Descobrimos que o exercício regular onde você fica sem fôlego aumenta sua imunidade a doenças infecciosas em 31% e aumenta o número de células imunes no corpo na primeira linha de defesa que é a camada mucosa de anticorpos.

Sebastian Chastin
Professor de Dinâmica do Comportamento em Saúde

Até então, nenhum estudo confirmava os mesmos benefícios em vista do patógeno causador da doença que, muitas vezes, só pode ser combatida através das defesas naturais do próprio paciente devido a problemas na distribuição de vacinas em alguns países.

O professor, em conjunto com diversos especialistas envolvidos no estudo, recomenda um programa de exercícios físicos de 12 semanas antes da vacinação, podendo resultar em uma imunização entre 20% e 40% mais eficaz.

Os resultados obtidos pela universidade escocesa são corroborados por um estudo paralelo publicado no British Journal of Sports Medicine, que avaliou mais de 48 mil pacientes adultos para concluir que o sedentarismo está relacionado a casos graves da Covid-19, além de desfechos fatais.

Brasileiros também observaram um padrão congruente com os estudos de fora. Um estudo realizado pelo Hospital Sírio-Libanês apontou que os pacientes internados em estado mais grave, em quadros onde a intubação e respiração mecânica são necessárias, podem perder 2% de sua massa muscular por dia.

"O paciente mais grave de Covid-19 perde em apenas um ou dois dias o que uma pessoa com idade de 50 a 60 anos perde em dois anos. É como se ele tivesse um superenvelhecimento", disse Isabel Chateaubriand, coordenadora médica da divisão de reabilitação do hospital.

Desta forma, sendo unânime que uma rotina de exercícios é essencial para que os pacientes de doenças infecciosas apresentem uma melhor resposta e recuperação, diversos especialistas ressalvam a importância desse hábito para adquirir os benefícios analisados ao redor do mundo.


16

Comentários

Covid-19: atividades físicas podem potencializar eficácia das vacinas e reduzir risco de casos graves
  • Histórico de atleta %uD83D%uDC4C%uD83C%uDFFB%uD83D%uDE0E

      • A noticia fala sobre melhora na vacina, isso é ótimo, só que já tem um pessoalzinho querendo jogar para o lado politico. Primeiro, a noticia fala sobre exercícios físicos que você pode fazer em casa (exercícios de baixa intensidade), não a necessidades de esta dentro de uma academia. Agora sobre o ponto que geral ja está criticando, o motivo de fechar as academias, não é porque voce vai pegar e morrer, mas sim o local que tem grande possibilidade de contaminação, ou seja, voce atleta pode não sofrer, mas quando chega em casa sua mae ou sua vô pode.

        • Não sou nenhum atleta, mas caminho todos os dias 3 km, faz muito bem. Um certo homem falou sobre ter histórico de atleta, parece que ele tinha razão.

            • Atividade física fez, faz e sempre fará bem. Agora o povo quer problematizar tudo, é remédio, é vacina, é família. Meu Deus, querem ter o suvaco cabeludo e ser fedorento, que sejam, agora não queira pregar que isso é a única opção certa, que isso não é mesmo. O caba usa droga, fuma cigarro, bebe, só come tranqueira, e quer reclamar de cloroquina. Meu Deus!

                • Isso aí. O cara fica no PC jogando o dia todo ou postando merda, bebe refrigerante, come comida industrializada e não faz uma atividade. Mas a cloroquina é que faz mal. Olhei agora aqui na minha Mi Band e ela está registrando 6,71km de distância percorrida. E olha que estou no trabalho, ainda nem fiz minha corridinha à noite.

                • Eu estou na academia e percebo a diferença de quem está e quem era sedentário como eu a dois meses atrás.
                  Quem está academia a chance de ter uma piora do vírus é bem difícil, acredito que a pessoa que está na academia e toma a vacina, tenho certeza e estou de acordo com a pesquisa de que a vacina aumenta a eficácia da mesma

                    • A lacração que quer ficar preso até tomar vachina no caneco, pira com essa notícia.

                        • Boa notícia! Só faltam as vacinas que bolsonaro negou criminosamente.

                          • Histórico de atleta ai %uD83D%uDE0E%uD83D%uDC4D

                              • mostra isso pros governadores e Prefeitos q falam q caminhar e ir na academia não é atividade essencial..

                                Android

                                Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                Android

                                Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                Android

                                Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

                                Android

                                Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020