LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Perigo no Apple M1? Falha de segurança no chip ARM é descoberta por pesquisador

26 de maio de 2021 24

O Apple M1 chegou com grandes melhorias em desempenho e eficiência energética aos produtos da Maçã, mas hoje o pesquisador Hector Martin revelou que há uma falha de segurança no chip, permitindo que aplicativos troquem informações entre si nestes dispositivos. Entenda agora quais os perigos e como se proteger.

Segundo o pesquisador, a falha de segurança permite que dois aplicativos troquem informações entre si. O mais impressionante é que esta troca se dá sem uso de arquivos, memória, soquetes ou demais recursos do sistema por meio de um canal oculto no chip.

Martin afirma que para corrigir esta falha seria necessário fazer uma revisão em todo o design do Apple M1, o que implicaria no lançamento de uma nova versão revisada.

Confira um vídeo bem humorado onde o hacker mostra como dois aplicativos abertos podem trocar informações entre si com um vídeo sendo exibido ao ser enviado por um deles.

Falando do lado bom, Martin afirma que não é possível utilizar esta vulnerabilidade para assumir o controle do dispositivo, muito menos roubar informações. Além disso, o risco dele ser acionado por um Javascript é zero.

Por outro lado, o pesquisador não soube determinar como o malware utilizado na demonstração poderia se comunicar com outras pragas da internet, mas o risco de danos por enquanto é baixo.

Então, por enquanto os usuários dos iPads Pro de 2021, do novo iMac e outros podem permanecer tranquilos, pois o pesquisador ainda disse:

Honestamente, eu esperaria que as empresas de publicidade tentassem abusar desse tipo de coisa para rastrear aplicativos, mais do que criminosos. A Apple poderia pegá-los se tentassem, no entanto, no caso de aplicativos da App Store. Não, não, não, não, não. Algum desenvolvedor de jogos em algum lugar vai tentar usar isso como um método de sincronização, não é? Por favor, não faça isso. O mundo já tem código amaldiçoado suficiente.

De qualquer forma, o ideal é se manter sempre atento ao navegar e baixar aplicativos ou softwares de lojas não oficiais seja qual for o seu sistema, pois golpes e infecções por vírus estão cada vez mais avançadas também.

Mais sobre Apple


24

Comentários

Perigo no Apple M1? Falha de segurança no chip ARM é descoberta por pesquisador
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

Android

Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020