Google 21 Jun
Atualização (03/07/2021) - PM
O Edge, navegador oficial da Microsoft acaba de ser atualizado mais uma vez, tornando mais fácil e simples o compartilhamento de páginas.
Ele ganhou em sua mais nova versão um novo menu de compartilhamento, que permite que o usuário tenha acesso rápido a seus serviços e redes sociais favoritas sem a necessidade de instalação de qualquer complemento ou app extra.
Basta selecionar um serviço ou rede no menu e compartilhar as páginas, marcar um amigo ou familiar, enviar para um grupo privado ou mais.
Até o momento, o compartilhamento com serviços como Outlook, Gmail, LinkedIn, Facebook, Twitter e WhatsApp são suportados, mas a Microsoft já deixou claro que novos serviços e plataformas devem ser acrescentadas nas próximas semanas.
É possível, inclusive, compartilhar o conteúdo com você mesmo escolhendo a opção para enviar por e-mail (por mais estranho que pareça, em alguns casos pode ser muito conveniente).
Atualização (22/06/2021) - LR
Microsoft Edge recebe atualização que traz compartilhamento de guias entre dispositivos; veja como usar
A Microsoft disponibilizou recentemente uma atualização para o navegador da empresa e que traz algumas novidades, permitindo compartilhar guias entre dispositivos, recurso que foi visto nos recursos experimentais do Chrome e também pode ser lançado em breve pelo Google.
A novidade está presente na versão estável do Edge e chega sob a versão 91.0.864.54 tanto no Windows quanto macOS. De modo geral, o compartilhamento de guias tem como objetivo tornar o uso do browser mais produtivo, permitindo sincronizar rapidamente links com o smartphone.
Alguns usuários relataram que mesmo após a atualização para a versão mais recente a função de compartilhamento ainda não foi liberada, sendo esperado que chegue em breve para todos. Contudo, caso queira verificar que a novidade chegou para você é preciso instalar a versão mais recente do navegador.
- Abra o programa e acesse o menu lateral direito, em seguida toque sobre 'Configurações'
- Na lateral esquerda desça o menu até o final e siga até 'Sobre o Microsoft Edge'
- Verifique se há uma atualização
Após ter atualizado o Edge é possível verificar que recebeu a novidade de duas maneiras:
- Abra a página da web > clique na barra de endereço > selecione a opção "Enviar esta página' e defina para qual dispositivo será enviado;
- Clique no link com o botão direito do mouse e em seguida selecione "Enviar esta página".
Neste primeiro momento o compartilhamento de guias está restrito apenas à versão desktop, sendo necessário instalar o Edge Canary – modo dev – caso pretenda testar na versão móvel, seja no Android ou iOS.
Matéria original (02/06/2021)
Mais segurança! Microsoft Edge deve adotar protocolo HTTPS como padrão em breve
Ontem (01), foi disponibilizada a versão mais recente do Microsoft Edge (92.0.902.2) para o programa de insiders no canal Dev. Segundo a empresa, esta será a última distribuição baseada na versão 92, e traz alguns recursos interessantes de segurança e usabilidade antes de avançar para a versão 93.
Conforme destacado no changelog, a Microsoft integrou mais recursos para adotar o protocolo HTTPS como padrão para o navegador, redirecionando usuários para uma conexão mais segura quando visitam sites HTTP. Vale lembrar que esse padrão existe no Google Chrome há anos, fazendo com que sites com o protocolo mais antigo sejam considerados inseguros.
Para aprimorar sua experiência de uso, o navegador permitirá que o usuário adicione imagens do recurso "Captura da web" às Coleções diretamente da página de marcação, tornando as capturas de tela mais rápidas. Essa nova característica deve beneficiar estudantes, que também podem compartilhar as informações com outras pessoas.
Também é citada a nova Pesquisa de Histórico Inteligente, que permitirá ao usuário fornecer detalhes sobre determinada página para que o Edge retorne resultados mais precisos. Um menu redesenhado para as Extensões e um novo Histórico de Preços também serão observados.
O modo de Leitura Avançada poderá ser utilizado automaticamente em páginas compatíveis com o recurso, caso o usuário opte através das próximas versões. Para mais, um novo menu para os sites instalados como aplicativos fará com que os PWAs (progressive web apps) sejam otimizados e mostrem apenas opções relevantes.
De praxe, numerosas correções foram feitas sobre as falhas reportadas pelos usuários. Problemas na reprodução de vídeos em determinados sites foram uma das principais reclamações, além de falhas na sincronização entre dispositivos observada na distribuição para o Linux.
Para habilitar o protocolo como padrão no Microsoft Edge Dev 92.0.902.2, é necessário acessar as configurações avançadas do navegador através do link citado abaixo e, no item "Automatic HTTPS", alterar a opção "Default" para "Enabled".
edge://flags/#edge-automatic-https
Feito isso, o navegador deve ser reiniciado para que as novas configurações sejam habilitadas. Para acessá-las, basta entrar na página de configurações, ir à seção "Privacidade, pesquisa e serviços" e procurar pelas opções do título "Segurança".
As configurações que forçam o uso do HTTPS podem causar falhas nos sites, conforme o próprio navegador alerta.
Seguindo os cronogramas, é esperado que a versão do canal Dev se converta em uma distribuição estável até o mês que vem e traga oficialmente os recursos citados para todos os usuários.
Atualmente, a distribuição estável do Microsoft Edge é a versão 91. O browser recebeu novas funções que otimizam seu desempenho no Windows 10, além de oferecer melhorias em compras e análise de preços.
Comentários