LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

JBS paga resgate milionário para hackers que invadiram seus sistemas nos EUA

10 de junho de 2021 4

Atualização (10/06/21) - JB

A subsidiária da JBS nos Estados Unidos informou que pagou o equivalente a US$ 11 milhões em resgate após um ataque hacker à sua operação no país. De acordo com comunicado encaminhado à imprensa, apesar de a maioria dos frigoríficos já ter voltado ao normal, o pagamento do resgate foi apoiado por especialistas em segurança digital.

Isso porque ainda havia um certo temor sobre um futuro vazamento de dados sigilosos da operação da empresa. Comentando o assunto, o CEO da JBS USA, André Nogueira, disse:

Foi uma decisão difícil de tomar para nossa empresa e para mim pessoalmente. No entanto, sentimos que essa decisão deveria ser tomada para evitar qualquer risco potencial para nossos clientes.


Apesar do pagamento do resgate, o governo dos Estados Unidos e o FBI (polícia federal dos EUA) continuam investigando a possível atuação de hackers russos no caso. A Casa Branca chegou a conversar com Moscou sobre o assunto.

Contudo, a JBS afirma que as investigações ainda não chegaram a uma conclusão. Mesmo assim, a empresa reforça que nenhum dado da empresa, de clientes ou de funcionários foi comprometido.

Cabe lembrar que outro ataque hacker a uma empresa de oleoduto dos EUA deixou a costa leste do país sem abastecimento de gasolina e outros combustíveis. O caso também aconteceu recentemente.

Texto original (02/06/21)

Ataque de ransomware à JBS dos Estados Unidos é investigado pelo FBI; hackers russos são suspeitos

No último domingo (30), a filial americana da JBS, processadora de carnes brasileira sediada em São Paulo, identificou um ataque cibernético do tipo ransomware, que sequestra os dados de computadores e liberam após o pagamento do "resgate".

A empresa reportou o incidente às autoridades dos Estados Unidos. De acordo com Karine Jean-Pierre, porta-voz da Casa Branca, o governo americano contatou a Rússia após emergirem indícios de que o ataque tenha partido de uma organização criminosa baseada no país.

Pelo menos quatro unidades de produção da JBS paralisaram após o ataque.

"A Casa Branca está se envolvendo diretamente com o governo russo neste assunto, transmitindo a mensagem de que Estados responsáveis ​​não abrigam criminosos de ransomware", afirmou Jean-Pierre. É relatado que o FBI está em processo de investigação para apurar o caso.

A JBS identificou o ataque em servidores nos Estados Unidos e na Austrália, locais onde a produção de carne foi paralisada indefinidamente. É comunicado que as filiais em outros países, incluindo o Brasil, não foram afetadas.

O Reuters reporta que ransomware acarretou aumento dos preços de carnes bovinas e suínas nos Estados Unidos, levando o país a aumentar a importação e enfrentar prejuízos com alimentação de animais e escassez de trabalhadores.

As estimativas do Departamento de Agricultura dos EUA apontam que os frigoríficos viram uma redução de 22% em animais abatidos em relação à semana anterior, e 18% em relação ao ano passado. Os prejuízos em torno da carne suína gerou um aumento de preço desses alimentos em mais de 1% no atacado.

O ataque de ransomware às filiais da JBS ocorre pouco após a Colonial Pipeline, empresa que opera um dos maiores oleodutos do mundo, pagar US$ 5 milhões pelo resgate de seus dados em computadores infectados pelo mesmo tipo de malware.

O incidente, ocorrido no mês passado, é associado a um grupo de cibercriminosos que operam em regiões próximas à Rússia, mas não há evidências de que o mesmo seja responsável pelos danos causados à produtora de alimentos.


4

Comentários

JBS paga resgate milionário para hackers que invadiram seus sistemas nos EUA
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

Android

Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020