LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

WWDC21: Apple revela macOS Monterey com melhor integração ao iOS, redesign do Safari e mais

07 de junho de 2021 0

Durante o evento WWDC 2021, transmitido virtualmente em função da pandemia de coronavírus com diversas novidades para desenvolvedores e, naturalmente, para o público consumidor, a Apple já forneceu detalhes sobre o iOS 15 e watchOS 8.

Com isso, outra importante novidade foi revelada nesta segunda-feira (07) para os usuários do Mac. O macOS Monterey foi anunciado como a nova versão do sistema operacional para essas plataformas, e trará grandes melhorias na reprodução de mídias e integração com o novo iOS.


O sucessor do macOS Big Sur — sistema que trouxe um design repaginado e grandes melhorias aos aplicativos — deverá consistir em uma atualização mais discreta, focando em melhorias internas que aprimoram a experiência de uso das pessoas e tornam o ecossistema da Apple ainda mais integrado.

"O macOS Monterey está repleto de recursos que ajudam os usuários do Mac a fazer mais, conectar-se com amigos e familiares de maneiras incríveis e trabalhar em Mac e iPad mais perfeitamente do que nunca", comentou Craig Federighi, vice-presidente da Engenharia de Software da Apple.

Melhorias no Safari

De praxe, o navegador da empresa é abordado nas grandes atualizações do sistema para o desenvolvimento de inovações e melhorias no desempenho e segurança. Com o macOS Monterey, o Safari passará por um redesign no gerenciamento de guias, que assumirão as cores em destaque da página em que se encontra para um visual mais polido.

Para mais, mudanças no layout da barra de ferramentas também serão observadas, adquirindo traços mais compactos e de melhor visibilidade, evitando que uma grande quantidade de informações confunda o usuário.


A nova versão do software tornará a aparência do browser ainda mais limpa e organizada, além de tornar a sincronização entre dispositivos ainda mais dinâmica e instantânea. Os Tab Groups sincronizarão o Mac com iPhone e iPad, permitindo que as pessoas continuem navegando e desenvolvendo projetos a partir de qualquer lugar.

AirPlay para Mac

Um recurso que, curiosamente, ainda não estava presente no sistema operacional anterior, terá sua estreia através do macOS Monterey. Agora, os usuários poderão espelhar sua tela e músicas para o computador através do novo Airplay para Mac.

Segundo a Apple, os usuários poderão reproduzir, apresentar e compartilhar diversos tipos de mídia através do iPhone ou iPad para a tela do Mac, fazendo com que o sistema de som de alta fidelidade possa ser usado como um alto-falante.


Universal Control

Possivelmente a ferramenta mais destacável do macOS Monterey, o Universal Control permitirá que o usuário controle tanto o computador quanto o iPad através dos mesmos periféricos. Com isso, as tarefas poderão ser realizadas simultaneamente em ambos os dispositivos utilizando o mesmo mouse e teclado.


Os usuários poderão "arrastar e soltar" diferentes conteúdos entre os dispositivos. Desta forma, uma arte criada através da Apple Pencil no iPad pode ser facilmente levada ao Mac para ser manipulada através do Adobe Photoshop, por exemplo.

Foco em produtividade

Revelada em conjunto com o iOS 15, a nova ferramenta "Foco" filtrará o conteúdo das notificações exibidas ao usuário enquanto o recurso estiver ativado, de modo que não interrompa ou prejudique a atenção durante o uso de aplicações voltadas ao trabalho, ou estudo.

Por padrão, a Apple incluirá diferentes perfis específicos para o foco, como o "modo de trabalho", mas filtros personalizados poderão ser facilmente adicionados.


Com isso, será possível definir um status para que os outros saibam quando o usuário não está disponível. A opção será automaticamente espelhada em outros dispositivos, e poderá ser personalizada com base na atividade, quando se está preparando uma apresentação de slides ou encerrando uma tarefa escolar, por exemplo.

SharePlay

O SharePlay é um novo recurso para o FaceTime, que permitirá o compartilhamento de músicas, programas de TV, filmes, projetos e outros conteúdos com amigos e familiares em tempo real. É notável que a ferramenta tem forte influência do isolamento social, possibilitando "festas virtuais" para reprodução de mídias em conjunto.

Ainda em compartilhamento, o novo recurso "Shared with You" facilitará a descoberta de novos títulos compartilhados através das Mensagens, como fotos, notícias e outros conteúdos através de um menu dedicado incluído nas Fotos, bem como no Safari, Apple Podcasts, Apple News, e o aplicativo do Apple TV.


Dispositivos compatíveis

A primeira distribuição beta para desenvolvedores do macOS Monterey está disponível a partir de hoje. Os betas públicos chegarão no próximo mês e o lançamento oficial da versão estável está programado para o outono do hemisfério norte, isto é, meados de setembro.

A Apple detalhou na página de apresentação da nova versão do sistema operacional que as seguintes plataformas deverão ser atualizadas:

  • iMac: modelos lançados a partir de 2015;
  • iMac Pro: modelos lançados a partir de 2017;
  • MacBook Air: modelos lançados a partir de 2015;
  • MacBook Pro: modelos lançados a partir de 2015;
  • Mac Pro: modelos lançados a partir de 2013;
  • Mac mini: modelos lançados a partir de 2014;
  • MacBook: modelos lançados a partir de 2016.

Qual sua opinião sobre o macOS Monterey? Faltou algum recurso? Conte nos comentários!


0

Comentários

WWDC21: Apple revela macOS Monterey com melhor integração ao iOS, redesign do Safari e mais
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

Android

Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020