LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Discos rígidos de grafeno poderão ter maior resistência e armazenar 10 vezes mais dados

09 de junho de 2021 2

As maravilhas do grafeno já são teorizadas por cientistas há um bom tempo, onde conexões ultrarrápidas em redes de comunicação, baterias com autonomia imprescindível e diversas outras tecnologias são sugeridas para um futuro próximo.

A nova descoberta com esse material parte da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, onde os especialistas analisaram que o grafeno pode substituir o revestimento de carbono (COC) dos discos rígidos, fazendo com que as unidades de armazenamento sejam mais resistentes e permitam uma capacidade de armazenamento até dez vezes maior.


Tradicionalmente, os discos rígidos — mais popularmente conhecidos como HDs — possuem um revestimento à base de carbono de apenas 3 nanômetros para proteger os pratos de armazenamento, possibilitando uma densidade de dados de 1 terabyte por polegada quadrada, e não costumam apresentar boa resistência ao calor.

Com isso, os cientistas realizaram experimentos com um inovador revestimento de grafeno. O material foi submetido à Gravação Magnética Assistida por Calor (HAMR), uma recente tecnologia paralela que aumenta a capacidade de armazenamento de dados ao elevar a temperatura do disco, tal onde um HD tradicional não seria eficiente ou sequer funcional.

Com um revestimento à base de grafeno, os discos rígidos mostraram o dobro de resistência à corrosão, além de ser menos suscetível ao desgaste e atrito que danifique sua estrutura. Para mais, sua densidade de armazenamento salta para até 10 terabytes por polegada quadrada, gravando mais informações em áreas menores.

Resistência e alta capacidade são fatores que, quando combinados, podem ser de grande interesse para empresas como o Google e Microsoft que, além de oferecerem planos de armazenamento por assinatura, utilizam a tecnologia em nuvem para backup de dados, streaming e outras aplicações.

Por agora, as unidades de estado sólido continuam na liderança em desempenho de armazenamento e transferência de dados, mas muitas empresas de armazenamento em nuvem utilizam a tecnologia mais antiga para maior confiabilidade e segurança dos dados.


2

Comentários

Discos rígidos de grafeno poderão ter maior resistência e armazenar 10 vezes mais dados
  • Microsoft vendo isso: ÓTIMO, AGORA IREI FUDER MAIS COM SEU HD

      • Eita... Mas de 10 anos ainda nesse tecnologia de Grafeno?

        Bom, antes que me chamem de mentiroso e desonesto, segue os links das noticias de anos atrás! Comprovando a veracidade das informações, uma vez que sou praticamente um dinossauro das informática:

        https://www.terra.com.br/noticias/tecnologia/hardware-e-software/veja-cinco-tecnologias-que-vao-revolucionar-o-computador,c0d88a19d13ea310VgnCLD200000bbcceb0aRCR D.html

        https://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/02/nokia-pode-fazer-celulares-de-grafeno-o-material-mais-resistente-do-mundo.html

        https://www.hardware.com.br/noticias/2011-11/ion-10x.html

        https://bootblockbios.wordpress.com/2011/02/01/molibdenita-supera-silicio-e-grafeno-na-eletronica/

        Uma de zoeira instantânea:
        https://www.tecmundo.com.br/grafeno/47339-fundacao-bill-gates-investe-us-100-mil-na-criacao-da-camisinha-de-grafeno.htm

          Android

          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

          Android

          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

          Windows

          Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

          Economia e mercado

          Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista