LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Covid-19: novo exame de sangue é capaz de detectar anticorpos em apenas cinco minutos

09 de junho de 2021 6

Apesar de muitos aspectos do coronavírus permanecerem desconhecidos pela ciência, diversas projeções pós-pandêmicas são feitas e, muitas delas, envolvem a confirmação se uma pessoa foi vacinada e possui anticorpos suficientes para combater a infecção do vírus.

Para isso, cientistas da Universidade Johns Hopkins desenvolveram um tipo de exame capaz de detectar se um indivíduo foi imunizado através da presença de anticorpos no sangue em minutos. Segundo os especialistas, essa nova técnica também permitirá que as pessoas saibam se a eficácia do imunizante recebido é suficiente.


Para realizar o teste, uma pequena amostra de sangue é coletada do indivíduo e aplicada sobre um cartão que contém um tipo específico de proteína reagente aos anticorpos para a Covid-19. Essa reação faz com que os glóbulos vermelhos do sangue se aglutinem quando os anticorpos são suficientes, denotando a proteção da vacina.

Essa técnica é chamada “hemaglutinação”, que utiliza o grau de agrupamento das células defensoras como parâmetro para analisar se a vacina ainda produz efeitos no organismo do paciente, ou se há a necessidade de uma dose de reforço.

O procedimento leva menos de cinco minutos, sendo mais rápido que os atuais testes realizados em postos de saúde. Além de ágil, o exame é mais assertivo que os métodos tradicionais — os resultados dos experimentos com 400 amostras de sangue de indivíduos previamente infectados revelam que os anticorpos foram identificados com 87,5% de precisão.

O exame pode ser essencial para pacientes com problemas de imunidade, que não apresentam resposta satisfatória ao serem inoculados por uma das vacinas contra a doença. Através de um rápido teste, que pode ser feito em casa, essas pessoas poderiam concluir se estão, de fato, imunizadas.

Por ora, os cientistas responsáveis pelo desenvolvimento do exame aguardam o registro da patente da tecnologia para que possam distribuir o exame através de financiamentos e colaboradores para a fabricação em grande escala.


6

Comentários

Covid-19: novo exame de sangue é capaz de detectar anticorpos em apenas cinco minutos
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

Android

Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020