LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Cuidado! Banco Central alerta para golpes de pirâmide envolvendo o PIX

10 de junho de 2021 7

Lançado no final de 2020 pelo Banco Central, o PIX se tornou uma das principais formas de pagamento no país, superando, inclusive, o DOC e o TED. Apesar de suas inúmeras funcionalidades – permitindo transferir dinheiro instantaneamente – a novidade vem sendo utilizada para aplicar diversos golpes através das redes sociais, incluindo a chamada "pirâmide".

O Bacen alertou nesta semana para golpes envolvendo essa forma de transferência. O esquema é executado através do WhatsApp e consiste em criar um grupo e cobrar valores entre R$ 1 e R$ 5 reais para convidar outros usuários, que recebem a permissão de administrador e podem convidar outras pessoas, dando continuidade ao esquema.

Os grupos são divulgados no Facebook ou em perfis do TikTok, que gravam vídeos curtos incentivando os seguidores a pagarem para terem acesso à comunidade. Essa prática pode ser caracterizada como "pirâmide".

O termo "grupos de PIX" foi bastante pesquisado nos últimos dias no Google, indicando que boa parte das pessoas acreditam que podem faturar convidando outros usuários. Além de ser crime, a prática coloca os usuários em risco, visto que há a divulgação de suas informações pessoais.

Não permitimos conteúdo que promova ou incentive atividades ilegais. Nossa principal prioridade é garantir que a plataforma seja um lugar seguro para todos. Por isso, trabalhamos constantemente para detectar e remover conteúdo que viole nossas Diretrizes da Comunidade”, afirmou o TikTok em nota.

Embora seja bem prático, o PIX também requer cuidados como quaisquer outros métodos de transferência. É importante atentar-se para o compartilhamento das suas chaves pessoais, que podem incluir dados como CPF, número de telefone ou endereço de e-mail.

Desconfie sempre que uma oferta parecer boa demais para ser verdade, como ganhar muito dinheiro chamando pessoas para transferirem dinheiro sem motivo algum e ganhar uma parte desses valores. Nesse caso, não entre nessa e denuncie o esquema para a autoridade policial, que tem a competência legal para coibir esse tipo de crime", afirmou o BC em nota ao Poder 360.

Você está usando o PIX? Sabia que ele vem sendo usado em golpes? Conta pra gente, comente!


7

Comentários

Cuidado! Banco Central alerta para golpes de pirâmide envolvendo o PIX
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

Android

Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020