LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

SinoVac cobra mudança de postura do Brasil em relação à China para fornecimento de IFA

10 de junho de 2021 6

A crise diplomática entre Brasil e China, dada por questões paralelas que variam entre a implementação do 5G e a pandemia de coronavírus, segue gerando problemas que afetam o país em diferentes níveis, e podem interferir no fornecimento de insumos para a fabricação da Coronavac, que abrange uma parcela expressiva da imunização nacional.

Um documento sigiloso do Ministério das Relações Exteriores (MRE) foi entregue à CPI da Covid-19, onde é revelado que o presidente da Sinovac, responsável pelo desenvolvimento da Coronavac, cobrou a mudança de postura do governo brasileiro em relação à China para garantir o envio da matéria-prima ao Brasil.


O ofício reproduz uma carta expedida pela Embaixada do Brasil em Pequim ao Itamaraty, relatando uma reunião sediada em Pequim, no dia 19 de maio, onde Weidong Yan, presidente do laboratório, pediu uma “relação mais fluida” com o Brasil e ressaltou a importância do apoio político durantes as negociações.

Segundo o documento, o propósito da reunião era restrito a esclarecimentos sobre o envio de insumos ao Instituto Butantan. Foi ressaltado que existe um “reflexo positivo” em relações mais firmes entre os países. Conforme exemplificado por Yan, dos 12,7 milhões de doses inoculadas no Chile, país beneficiado pelo IFA da China, 90% são provenientes da SinoVac.

O executivo afirma que, acima de qualquer questão comercial, o assunto reflete na diplomacia. “O presidente da SinoVac não chegou a afirmar categoricamente que havia uma ingerência direta do governo na alocação de insumos, mas realçou a importância de um bom diálogo entre Brasília e Pequim”, enuncia o ofício.

O presidente da SinoVac disse que, apesar do bom relacionamento da empresa com o Instituto Butantan e do apoio da Chancelaria à cooperação com o Brasil, poderia ser útil que o acordo entre as empresas fosse visto como uma demanda do governo brasileiro.

Questionado por representantes brasileiros a respeito do fornecimento do ingrediente farmacêutico ativo, o presidente do laboratório confirmou que existem dificuldades em atender a demanda, e sugeriu que “seria conveniente que o governo brasileiro buscasse ‘desenvolver uma relação mais fluida e positiva com o governo chinês’”.

Até o momento, o MRE não se manifestou publicamente sobre possíveis medidas que deverão ser adotadas para atenuar os efeitos negativos do posicionamento do governo em relação à China.


6

Comentários

SinoVac cobra mudança de postura do Brasil em relação à China para fornecimento de IFA
  • Te quebro as pernas, te vendo as muletas e ainda exijo respeito

      • Pensar que grandes políticos resolvem problemas com poucas palavras e todos já respeitam ou pelo menos pensam no assunto. Na base da DIPLOMACIA, coisa esquecida aqui. Uns querem melhorar o país esbravejando, atacando os governos da China e dos EUA (maiores parceiros comerciais do país e maiores economias mundiais), encrencando com países da Europa recebendo ameaça de boicote, falando o que nem sabe e sem prova nenhuma. Um monte de teorias de conspiração, projeto de poder, para dizer que os outros que são inocentes e não percebem. A verdade é que o Brasil sempre necessitou de uma mente brilhante, que industrializasse, modernizasse, diversificasse nossa economia e valorizasse nossa moeda. Principalmente, fizesse sua parte gastando emendas também para conseguir apoio do congresso para mudar leis que causam impunidade. Quando alguém for votar tem que pensar: estou votando em alguém que tem capacidade de fazer isso?? está verdadeiramente no seu histórico político?? o que realmente já fez em seus mandatos??

          • Que nome lindo arrumaram para chantagem

              • O Bozo já matou milhares de pessoas com seu negacionismo, vai queimar no mármore do inferno. Mas antes, vai mofar na cadeia. #BolsonaroGenocida

                  • ainda essa palhaçada porque os políticos são um bando de crianças que n sabem redigir um pedido de desculpas se retratando. tncLULA2022

                    Android

                    Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                    Android

                    Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                    Android

                    Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

                    Android

                    Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020