Apple 30 Ago
Um novo projeto de lei apresentado no Congresso Nacional dos Estados Unidos pode obrigar a Apple a mudar completamente a sua política de software no iOS. Isso porque o "American Innovation And Choice Online Act" prevê que a empresa permita que os usuários desinstalem aplicativos pré-instalados.
Comentando o assunto, o presidente do subcomitê antitruste, David Ciclilline, disse que a Apple precisa dar aos seus usuários o controle total sobre quais aplicativos desejam usar. Ele ainda citou o exemplo do Google na União Europeia, uma vez que a empresa agora é obrigada a deixar os usuários do Android escolher o mecanismo de busca padrão.
Seria tão fácil baixar outros cinco aplicativos iguais os da Apple, então eles estão usando seu domínio de mercado para favorecer seus próprios produtos e serviços. Você não pode impossibilitar o uso de outros serviços iguais. Você não pode excluir outras pessoas.
O projeto de lei ainda traz uma disposição que proíbe as empresas de tecnologia de alterar as configurações padrão para levar os usuários aos seus próprios produtos.
É ilegal para uma empresa que opera uma plataforma fechada restringir ou impedir os usuários da plataforma de desinstalar aplicativos de software que foram pré-instalados na plataforma, ou alterar as configurações padrão que direcionam os usuários da plataforma para produtos ou serviços oferecidos pelo operador da própria plataforma.
Por enquanto, a Apple não comentou o assunto. De toda forma, a empresa será a mais afetada caso o projeto seja aprovado. Isso porque Google e Microsoft possuem plataformas relativamente mais abertas.
Comentários