LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Preocupante: Terra tem acumulado quantidade de calor "sem precedentes", diz NASA

18 de junho de 2021 2

Uma notícia surpreendente promoveu recentemente uma mudança nos atlas e mapas do mundo: a Administração Oceânica Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA) registrou a existência de uma região ecológica distinta ao redor do Polo Sul, na Antártida, como o quinto oceano do planeta Terra.

A comunidade científica espera que o reconhecimento desse corpo d’água vital, que abriga áreas que estão se aquecendo mais rapidamente na Terra, ajude na conscientização sobre mudanças climáticas.

Aliás, o aquecimento global é um problema cada vez mais grave, segundo um estudo feito pela Agência Espacial dos EUA (NASA) e publicado na revista científica Geophysical Research Letters. A Terra está retendo o dobro do calor de quinze anos atrás, uma quantidade descrita pelos pesquisadores como "sem precedentes."

O aquecimento global tem impacto nas temperaturas oceânicas e ocasiona drásticos efeitos na natureza. A situação é alarmante, de acordo com especialistas: o desequilíbrio se refere à diferença entre a energia do Sol absorvida pela atmosfera terrestre que é liberada em forma de radiação térmica infravermelha e que fica retida no planeta.

As informações sobre o fenômeno, obtidas a partir de observações via satélite, apontam que a intensificação do aquecimento global se deu por conta de um aumento de absorção de energia pela atmosfera paralelo à redução de reflexão através das nuvens e gelo oceânico. Além disso, houve uma diminuição da liberação de radiação através dos oceanos devido ao aumento dos gases e do vapor de água.

Trata-se de um efeito de reação em cadeia: o calor causa outras mudanças, como o derretimento de calotas polares, e aumenta vapor d’água e níveis oceânicos, o que por sua vez induz maiores temperaturas.

Ainda não é possível prever o que acontecerá nas próximas décadas.

O calor preso na atmosfera dobrou entre 2005 e 2019, e em 2020 o mês de maio foi o sexto mais quente da história, com uma média de 0.81 graus mais alta que a média do século XX.

É provável que isso se deva a uma combinação de causas antropogênicas e mudanças naturais. Uma vez que se trata de um evento sem precedentes na história da humanidade, ainda não é possível prever o que acontecerá nas próximas décadas.

Você se preocupa com sustentabilidade ecológica? Qual sua opinião sobre o futuro do planeta dada a presente situação do aquecimento global?


2

Comentários

Preocupante: Terra tem acumulado quantidade de calor "sem precedentes", diz NASA
Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Agosto 2021

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas