LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Coronavírus: usuários acusam Google de instalar app de rastreio de contato sem permissão em celular

21 de junho de 2021 5

O Google lançou o sistema de rastreio de contato do coronavírus em maio de 2020 como uma forma de determinar quais pessoas tiveram contato com infectados durante a pandemia. Agora a empresa se meteu em uma polêmica, onde usuários acusam a "Gigante de Buscas" de instalar um aplicativo de rastreio sem seu consentimento em seus celulares.

O aplicativo em questão é o "MassNotify", que é utilizado pelo Departamento de Saúde de Massachusetts para rastrear os infectados pelo coronavírus.

O caso é que diversos usuários do estado de Massachusetts estão relatando na Google Play Store que o aplicativo, que somente pode ser encontrado pelo nome "Exposure Notifications Settings Feature — MA", está sendo instalado em seus aparelhos automaticamente e permanece em execução em segundo plano mesmo para aqueles que não autorizaram o rastreio de contato.

Relatos de usuários na Google Play. Imagem: Android Central

A única forma de remover o aplicativo é procurá-lo pelo longo nome citado acima e removê-lo pela própria Google Play, o que ainda fez com que muitos dos usuários deixem avaliações de uma estrela e ainda o chamem de Spyware, uma espécie popular de vírus que rouba informações de dispositivos eletrônicos.

SPYWARE? Instalado automaticamente sem consentimento. Ele não tem ícone, nenhuma forma de abri-lo para ver o que faz, o que só gera ainda mais suspeitas. Notificações indicam que ele utiliza o Bluetooth, que é um grande consumidor de bateria e ainda parece rastrear a minha localização, o que é uma grande violação de privacidade.

Em resposta, o Google enviou o seguinte comunicado:

Temos trabalhado com o Departamento de Saúde Pública de Massachusetts para permitir que os usuários ativem o Sistema de Notificações de Exposição diretamente de suas configurações de telefone Android. Essa funcionalidade é incorporada às configurações do dispositivo e é distribuída automaticamente pela Google Play Store, para que os usuários não precisem baixar um aplicativo separado. Os usuários decidem se permitem essa funcionalidade e se compartilham informações através do sistema para ajudar a alertar outras pessoas sobre uma possível exposição.

O comunicado do Google bate também com as instruções disponíveis na página de suporte sobre o Rastreamento de Contato disponível em seu site oficial. Nela é dito que o rastreamento só é ativo se o usuário permitir.

Além disso, o Google afirmou ainda que o aplicativo realmente está sendo distribuído automaticamente pela Google Play, mas o rastreamento só se ativa se os usuários optarem por ele.


5

Comentários

Coronavírus: usuários acusam Google de instalar app de rastreio de contato sem permissão em celular
  • E se processar é certeza que a Google perde(e é bem feito), o que custa apenas colocar um menu nas configurações em algum patch de segurança mais atual com a opção de baixar um app pra monitoramento da Covid, como a Apple fez nos iOS 12.5, 13.7 e 14, ou até mesmo uma aba na Play Store recomendando apps pra monitorar o contágio local da Covid? Não, pra eles isso só funciona se baixar um app sem a permissão do usuário


    E não é de hoje que eles fazem isso, eu tinha um Moto G5 Plus no Android Nougat que ficava baixando um app chamado ¨Google Play Services for Instant Apps¨ direto, e o pior, ele ficava atualizando automaticamente(o app pesava uns 25 MB, mas não queria ele porque nunca me interessei pela função de apps instantâneos/testar determinados apps antes de baixar), tive que desativar a Play Store pra esse download ser parado

      • Sinceramente se os caras processar eles acho bem feito, o que custa colocar uma notificação na loja pedindo pra instalarem e passarem essa informação pra melhorar o rastreamento dos casos de covid.

        Poderiam até baixar sozinho e deixar desativado e notificar o usuário.

          • Pois é, ou poderiam fazer que nem a Apple, deixar a opção no menu de configurações, caso o usuário queira ativar a mesma o sistema iria redirecionar o usuário para a Play Store, em um menu especial somente com apps pra monitorar o contágio do coronavírus...

            • Besteira nisso. A China que é o vilão da História kkk

                • Pois é kkkkkk. Sejam dos EUA ou da China, as gigantes de tecnologia nos espionam o tempo todo, mesmo depois de desinstalar seus aplicativos

                  Android

                  Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Agosto 2021

                  Android

                  Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                  Android

                  Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                  Especiais

                  Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas