Economia e mercado 17 Jun
O Procon-SP – órgão de defesa do consumidor – anunciou que irá criar uma central para atender vítimas de roubo de celular. A entidade anunciou que está desenvolvendo um protocolo para que as vítimas de roubos possam aumentar a segurança de suas informações pessoais e evitar que o criminoso tenha acesso aos aplicativos bancários.
A novidade foi anunciada após uma reunião com diversas empresas do segmento de celulares, incluindo operadoras de telefonia móvel, a Febran – associação que representa cerca de 120 bancos – e fabricantes como a Apple, Samsung, Motorola e Google, que possuem uma atuação bastante significativa no Brasil.
A ideia é criar um breve tutorial em que o dono do celular roubado possa proteger suas informações à distância e bloquear o acesso de terceiros. A central contará com a colaboração dos bancos, fabricantes e operadoras atuando em conjunto, sendo possível bloquear o IMEI do telefone, impedir o acesso ao Internet Banking ou apagar as informações do aparelho.
Vale ressaltar que já existe uma função parecida que é disponibilizada pelo aplicativo "Encontre meu dispositivo", do Google. A ferramenta permite que o usuário faça login com sua conta e tenha diversos recursos à disposição, sendo possível rastrear a última posição conhecida, apagar todos os dados ou tocar um alarme.
O objetivo é centralizar as informações e facilitar a vida do consumidor. É dever das empresas oferecerem meios simples e rápidos para evitar que mais pessoas sejam vítimas desses criminosos”, afirmou Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP.
O que achou da novidade? Acredita que esse é um passo importante para aumentar a segurança contra furtos de smartphones? Conta pra gente, comente!
Comentários