LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Chantix: medicamento da Pfizer tem distribuição pausada por conter agente cancerígeno

25 de junho de 2021 8

A Pfizer recentemente tem chamado muita atenção por conta da sua vacina contra o coronavírus, que com apenas uma dose é capaz de imunizar uma pessoa, saiba mais sobre a vacina da Pfizer aqui. Entretanto, agora a empresa se envolveu em um grande problema por conta do medicamento Chantix, que teve distribuição pausada em todo o mundo por conter uma substância potencialmente cancerígena.

A substância em questão é a N-Nitrosodimetilamina (NDMA), que foi encontrada em níveis elevados nas pílulas do Chantix. A decisão de suspender a distribuição veio da própria Pfizer por cautela e só deve ser revogada após mais testes confirmarem a segurança do medicamento.

A substância foi descoberta no Chantix após diversos órgãos reguladores do mundo todo, incluindo a FDA dos EUA, pedirem que as farmacêuticas avaliassem os níveis de nitrosamina em seus medicamentos após a substância ser encontrada em um remédio chamado ranitidina, que já não é mais comercializado há 3 anos, quando o problema foi descoberto.

Chantix. Imagem: reprodução

Apesar dos riscos, Eamonn Nolan, porta-voz da Pfizer, disse:

Os benefícios superam os riscos potenciais muito baixos, se houver, representados pela exposição à nitrosamina da vareniclina em cima de outras fontes comuns ao longo da vida.

Vareniclina é o nome pelo qual o Chantix é conhecido na Pfizer. A farmacêutica ainda não informou como a substância foi parar nas pílulas do medicamento, que ainda contém NMBA e NDEA, que são outras variantes da nitrosamina.

É interessante mencionar o caso do Zantac, medicamento que foi removido do mercado pelo mesmo problema, entretanto nele a NMDA poderia ser formar se ele fosse exposto a altas temperaturas.

As nitrosaminas podem ser encontradas naturalmente em carne grelhada e até mesmo na água, entretanto, agências reguladoras dizem que os níveis da droga não podem exceder um risco de câncer de 1 em 100 mil.

Em 2019, a Pfizer vendeu US$ 1,1 bilhão em Chantix, já em 2020 a receita total caiu para US$ 919 milhões em todo o mundo. Atualmente a Pfizer não tem mais uma das suas principais patentes sobre a produção do remédio, que deve ganhar versões genéricas em breve.


8

Comentários

Chantix: medicamento da Pfizer tem distribuição pausada por conter agente cancerígeno
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

Android

Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020