LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Google MUM: nova ferramenta de IA identifica variações de nomes das vacinas contra Covid-19

30 de junho de 2021 0

É de conhecimento geral que a pandemia de coronavírus impactou diretamente no setor da tecnologia, gerando problemas no desenvolvimento e fornecimento de hardware, principalmente. Por outro lado, algumas ferramentas baseadas em software também observaram a necessidade de se adaptarem ao atual cenário.

O Google, levando o título de maior mecanismo de buscas, se tornou uma das empresas mais importantes para a informação durante a pandemia. Nesse sentido, a big tech conta com uma nova ferramenta para ajudar os usuários a encontrarem referências voltadas à vacinação e medidas de prevenção contra o vírus — o Multitask Unified Model (MUM).


O “Modelo Unificado Multitarefa”, em tradução livre, foi capaz de identificar mais de 800 variações de nomes de vacinas em 50 idiomas diferentes em questão de segundos, de acordo com a empresa. Essa tecnologia poupou centenas de horas de trabalho humano, exigindo apenas que houvesse uma validação dos resultados apresentados em testes.

Depois de validar as descobertas, aplicamos ao mecanismo de buscas para que as pessoas pudessem encontrar informações atuais e de alta qualidade sobre as vacinas contra a Covid-19 em todo o mundo.

Baseado em inteligência artificial e aprendizado de máquina, o MUM também consegue identificar e combinar informações sobre uma mesma vacina entre todos os 75 idiomas reconhecidos pela plataforma, dispensando a necessidade de reaprender as informações a cada novo idioma ou habilidade acrescentado ao sistema.

O modelo unificado exige menos entradas de parâmetros que os modelos anteriores. Assim, uma pequena amostra de nomes oficiais de vacinas é suficiente para que a ferramenta identifique as variações linguísticas entre regiões e países ao redor do mundo.

Este deverá ser um dos múltiplos avanços tecnológicos impulsionados pelo cenário pandêmico e, de acordo com o Google, há muita expectativa sobre as futuras aplicações que essa aprendizagem poderá ter no mecanismo de buscas. “Estamos animados com as inúmeras possibilidades de usar o MUM para deixar as buscas ainda mais úteis”, comenta.

O futuro das buscas

De acordo com a empresa, o MUM é mil vezes mais poderoso que o modelo BERT. O algoritmo otimizava o mecanismo de buscas ao levar cada termo buscado em consideração, permitindo que os usuários obtivessem resultados mais satisfatórios em suas pesquisas, contudo, suas grandes limitações eram as características idiomáticas de cada região.

Com isso, o modelo unificado quebra as barreiras de linguagem e retorna dados em diferentes idiomas ao compreender assertivamente os termos e situações buscadas pelo usuário. Para obter um único resultado que antes necessitava de diversas buscas refinadas, o Google MUM é uma tecnologia promissora.

“Embora estejamos nos primeiros dias explorando a MUM, é um marco importante para um futuro onde o Google possa entender todas as diferentes maneiras que as pessoas naturalmente se comunicam e interpretam informações”, diz a empresa.


0

Comentários

Google MUM: nova ferramenta de IA identifica variações de nomes das vacinas contra Covid-19
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista