LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Coronavírus: vídeos do TikTok ensinando a falsificar testes de Covid-19 preocupam escolas na Europa

02 de julho de 2021 2

Embora as crianças sejam as últimas a receber as vacinas contra o coronavírus por serem mais resistentes, escolas de todo o mundo continuam preocupadas sobre sequelas que podem ser causadas pela Covid-19 em crianças.

Para evitar a disseminação do vírus, escolas da Inglaterra estão pedindo para que seus alunos somente compareçam às aulas após confirmar que não estão infectadas por meio de um teste chamado Lateral Flow Device (LFD). Por outro lado, agora vídeos mostrando como falsificar este tipo de teste surgiram na Internet, o que preocupou os diretores e diretoras das instituições.

Basicamente, o LFD é um teste rápido para Covid-19 que utiliza uma amostra de sangue que reage em uma fita para determinar se a pessoa está contaminada ou não. Veja como ele é feito no vídeo abaixo:

Como você pode ver acima, se a amostra reage à fita do teste, duas linhas são mostradas, indicando o resultado positivo para coronavírus. A suspeita é que crianças estejam utilizando outros materiais nesta fita como refrigerante, suco, molho de maçã, Coca-Cola, vinagre e até desinfetante para as mãos para criar resultados positivos falsos e assim não precisar ir para a escola.

Vídeos ensinando a criar o falso positivo no teste LFD. Imagem: iNews

A suspeita surgiu após milhares de vídeos serem encontrados no TikTok com a hashtag #fakecovidtest, que já acumulou 6,5 milhões de visualizações. Uma conta chamada "@.fakecovidtests" já tem mais de 200 mil seguidores no aplicativo. Um único vídeo já tem mais de 2,5 milhões de visualizações desde 1º de abril, quando entrou na plataforma.

Apesar disso, Gareth Jones, que é diretor da escola Gateacre, em Belle Vale, Liverpool, afirmou que:

Não temos evidências de que isso esteja ocorrendo em nossa comunidade. No entanto, pensamos em compartilhar isso com nossos pais para que eles ficassem cientes da prática e supervisionassem os testes caseiros de seus filhos, sempre que possível, ao usar os testes LFD.
Também defendemos que qualquer resultado positivo obtido de um teste LFD seja confirmado pela obtenção de um teste PCR usando uma das muitas instalações de teste em toda a cidade.

Segundo a agência Full Fact, líquidos ácidos podem ser utilizados para criar testes com resultados falso-positivos, o que é bastante preocupante. Dessa forma, agora todos os testes LFD positivos em alunos terão de ser comprovados com um PCR feito em uma clínica de confiança, pelo menos na Inglaterra.

Em resposta sobre a situação, um porta-voz do TikTok disse:

Nossas diretrizes da comunidade deixam claro que removemos conteúdo que inclui informações enganosas que causam danos, incluindo desinformação médica relacionada a Covid-19, e desinformação antivacina de forma mais ampla.

Desde o início da pandemia, trabalhamos para fornecer à nossa comunidade acesso a informações confiáveis, e através de nossa parceria com a Equipe Halo, cientistas de todo o mundo compartilharam como as vacinas são criadas e testadas para segurança.

Por fim, os vídeos ainda estão disponíveis na plataforma, mas devem ser removidos em breve, enquanto as escolas são obrigadas a adotar novas medidas para garantir que alunos saudáveis compareçam às aulas e ainda garantam que os testes continuem sendo realizados periodicamente para evitar novos casos da doença.


2

Comentários

Coronavírus: vídeos do TikTok ensinando a falsificar testes de Covid-19 preocupam escolas na Europa
Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Agosto 2021

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas