LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Beta do iOS 14.7 corrige bug que comprometia funções de rede do iPhone

09 de julho de 2021 2

Atualização (09/07/2021) - HA

O último beta do iOS e iPadOS, a versão 14.7, lançada para desenvolvedores esta semana, corrigiu um erro que desabilitava as funções de rede dos aparelhos ao serem conectados a uma rede Wi-fi com um nome bem específico: "%p%s%s%s%s%n".

O bug foi descoberto em meados de junho por um desenvolvedor. Era possível reverter o problema redefinindo os ajustes de rede para poder habilitar o Wi-Fi novamente.

Mas a correção não foi divulgada com grande alarde pela Apple. Na verdade, quem conseguiu identificar a mudança foi o youtuber Zollotech, ao mostrar as novidades do beta.

Essa rede Wi-Fi perigosa, no entanto, não é a única capaz disso. O mesmo desenvolver descobriu um novo SSID que tinha uma reação semelhante, mas que exigia mais etapas para poder ser solucionada e revertida ao estado original das configurações.

Que a Apple se mantenha atenta a esse tipo de problema que pode, nas mãos erradas, trazer danos para diversos usuários. E você, já se deparou com algum erro semelhante? Conte para nós.

Matéria original (05/07/2021)

É muito incomum que você nem sequer cogite em colocar sua rede Wi-Fi com o nome de "%secretclub%power", certo? Bem, se essa expressão passou pela sua cabeça, desista dela agora! Isso porque, se um iPhone for conectado nela, perderá todas as funções relacionadas às redes sem fio.

O bug foi descoberto pelo pesquisador Carl Schou, que já tinha detectado tempos atrás que o nome "%p%s%s%s%s%n" causava uma reação similar – mas que poderia ser revertida reiniciando as configurações de rede do smartphone.

Dessa vez, porém, o resultado da conexão com "%secretclub%power" resistiu ao retorno dos padrões de rede. Para conseguir recuperar as funções, é preciso resetar todas as configurações de fábrica do aparelho, processo que leva mais tempo e pode causar a perda de diversos dados.

Ainda, há outra maneira de corrigir os problemas, em que o usuário se arrisca a editar manualmente um backup do iPhone e remover entradas maliciosas das redes conhecidas .plist, mas isso ultrapassa, e muito, os conhecimentos de um usuário comum.

O fato é que o símbolo de porcentagem é usado em linguagens de programação para afetar a recepção da informação, sendo um comando para salvar os caracteres de sequência de frases.

Essas vulnerabilidades abrem a guarda do iPhone, que pode ser alvo desses ataques simples, mas de grande impacto. Vale notar que esse é apenas mais um dos nomes que desencadeiam esse problema – podem existir outros.

Então, se você tem problema com aquele vizinho que rouba seu Wi-Fi de vez em quando, seja consciente, e reforce a senha da sua rede de acordo com os novos padrões. Vai que ele vem cobrar um aparelho novo?


2

Comentários

Beta do iOS 14.7 corrige bug que comprometia funções de rede do iPhone
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista