LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Coronavírus: brasileiros criam aparelho portátil capaz de esterilizar o interior de veículos

06 de julho de 2021 2

É de conhecimento geral que a pandemia de coronavírus desencadeou incontáveis avanços científicos indispensáveis em tempos de isolamento social e fragilização do sistema de saúde pública. Com isso, especialistas combinam tecnologia e criatividade para oferecer mais segurança à população.

Uma nova solução que visa atenuar os riscos representados pelo coronavírus, além de outros agentes patogênicos, foi desenvolvida por pesquisadores brasileiros — um dispositivo capaz de descontaminar o ar no interior de veículos, eliminando quaisquer microrganismos e evitando a infecção nos passageiros.

O dispositivo pode ser conectado na entrada de 12V padrão nos automóveis.

A inovação foi criada pelos cientistas da USP de São Carlos em parceria com a empresa Triunfo Soluções em Engenharia Indústria e Comércio, que contaram com recursos da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII).

O aparelho portátil utiliza raios do espectro ultravioleta (UVC) para destruir a camada proteica do vírus, modificando seu material genético e impossibilitando a infecção. Conforme divulgado, o dispositivo pode ser utilizado em qualquer modelo de veículo, exigindo apenas uma tomada padrão de 12V.

O sistema é equipado com LED’s UVC que apresentam maior durabilidade e possui sistema eletrônico simples e de fácil manutenção ou substituição de componentes.

Com esse aparelho, as viagens de carro poderão se tornar especialmente seguras para passageiros e motoristas de aplicativo, além de reduzir a proliferação do vírus ao conduzir o veículo com os vidros fechados.

Soluções baseadas em luz ultravioleta vêm sendo implementadas em diferentes ocasiões para assegurar a desinfecção de ambientes onde patógenos podem se propagar, como aviões de médio porte.

Outras tecnologias desempenhadas por brasileiros também são destacáveis, como a máscara capaz de inativar o vírus da Covid-19. Além disso, a fabricação da vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan, a Butanvac, não dependerá de qualquer material fornecido por laboratórios do exterior, representando um marco para a ciência brasileira.


2

Comentários

Coronavírus: brasileiros criam aparelho portátil capaz de esterilizar o interior de veículos
Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Agosto 2021

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas