LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Coronavírus: brasileiros criam aparelho portátil capaz de esterilizar o interior de veículos

06 de julho de 2021 4

É de conhecimento geral que a pandemia de coronavírus desencadeou incontáveis avanços científicos indispensáveis em tempos de isolamento social e fragilização do sistema de saúde pública. Com isso, especialistas combinam tecnologia e criatividade para oferecer mais segurança à população.

Uma nova solução que visa atenuar os riscos representados pelo coronavírus, além de outros agentes patogênicos, foi desenvolvida por pesquisadores brasileiros — um dispositivo capaz de descontaminar o ar no interior de veículos, eliminando quaisquer microrganismos e evitando a infecção nos passageiros.

O dispositivo pode ser conectado na entrada de 12V padrão nos automóveis.

A inovação foi criada pelos cientistas da USP de São Carlos em parceria com a empresa Triunfo Soluções em Engenharia Indústria e Comércio, que contaram com recursos da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII).

O aparelho portátil utiliza raios do espectro ultravioleta (UVC) para destruir a camada proteica do vírus, modificando seu material genético e impossibilitando a infecção. Conforme divulgado, o dispositivo pode ser utilizado em qualquer modelo de veículo, exigindo apenas uma tomada padrão de 12V.

O sistema é equipado com LED’s UVC que apresentam maior durabilidade e possui sistema eletrônico simples e de fácil manutenção ou substituição de componentes.

Com esse aparelho, as viagens de carro poderão se tornar especialmente seguras para passageiros e motoristas de aplicativo, além de reduzir a proliferação do vírus ao conduzir o veículo com os vidros fechados.

Soluções baseadas em luz ultravioleta vêm sendo implementadas em diferentes ocasiões para assegurar a desinfecção de ambientes onde patógenos podem se propagar, como aviões de médio porte.

Outras tecnologias desempenhadas por brasileiros também são destacáveis, como a máscara capaz de inativar o vírus da Covid-19. Além disso, a fabricação da vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan, a Butanvac, não dependerá de qualquer material fornecido por laboratórios do exterior, representando um marco para a ciência brasileira.


4

Comentários

Coronavírus: brasileiros criam aparelho portátil capaz de esterilizar o interior de veículos
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista